sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Conversa fiada
O site do jornal Lance!, publicou hoje de manhã um trecho do livro "Histórias, Lendas, Mistérios e Loucuras da Fórmula 1", de Lemyr Martins com o suposto diálogo entre Barrichello e Jean Todt. Nele ainda aparece um tal de Karl Scheister (esse cara nem existe), que seria o procurador-chefe da Ferrari, a cadela de Rubens e até a mãe do brasileiro.
O problema é que o site publicou como sendo verdadeira a história toda.
Ivan Capelli e Victor Martins foram atrás dessa papagaiada para saber o que era verídico. O jornalista responsável pelo livro, em todas as conversas, não explica muita coisa.
Mas descobriram que o diálogo é uma piada que circula a mais de 6 anos na internet e só agora foi traduzido. Aliás, tradução tosca. "Terrific", que significa "maravilhoso" virou "terrível".
Enfim, nos blogs acima tem a história completa. Aqui está o diálogo reproduzido pelo Lance! e aqui o mesmo em inglês. Reparem na data, 16 de maio de 2002!
Após isso, o site do jornal publicou uma errata.
Isso só faz eu afirmar minha tese de que a imprensa não vai atrás de fontes antes de publicar suas matérias. Lamentável.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Exposição sobre Fórmula 1
Quem gosta de arte e velocidade, não pode perder essa.
Entre os dias 29 de outubro e 12 de novembro, o Hotel Transamérica expõe "Arte na Fórmula 1", com obras de 25 artistas plásticos. São quadros e esculturas diversas.
Para ver algumas, clique aqui.
Ótima dica. Ao invés de você ficar bundando em casa, vá ver a exposição. É tudo de graça.
5ª temporada de Lost
Foi divulgado o primeiro trailer da 5ª temporada de Lost. Confira abaixo com legendas. Cortesia do blog Dude! We Are Lost!
Atenção! O vídeo contém cenas que podem estragar o mistério para quem ainda não viu o final da última temporada.
Lost retorna em fevereiro de 2009.
Enquanto isso...
A briga vai ser boa entre brasileiros para garantir uma vaga no ano que vem.
Lucas Di Grassi, terceiro colocado na GP2 desse ano e piloto reserva da Renault, disse em entrevista à Reuters que pode tomar a vaga de Piquetzinho na equipe francesa. "Eles têm a opção de renovar meu contrato, então estou esperando a decisão da equipe para ver se realmente será com a Renault ou se eu vou poder negociar com outras equipes", disse o brasileiro.
Mas ele sabe que não pode contar com o ovo no bizuím da galinha. "Minha primeira opção é a Renault, por ter investido na minha carreira até agora. Mas subindo com qualquer equipe eu já estaria feliz". E continua dizendo que se dependesse só dele, teria uma vaga garantida na Fórmula 1 para o ano que vem. "Tudo que eu pude fazer, todas as etapas do meu trabalho, desde a F-3, a GP2, e os testes de F-1, foram bons e mais do que satisfatórios para subir", afirmou.
Pode ser que ele consiga, o moleque é bom. Tem apenas 24 anos e mostrou na GP2 que é piloto. Terminou em terceiro e só começou após algumas etapas. Muitos dizem que se ele tivesse iniciado a temporada deste ano deste o princípio, teria levado o título.
E nessa história, quem pode se escafeder e Piquet filho. Talvez sobre uma vaguinha na Honda, mas o time nipônico disse que quer alguém experiente.
Alonso tem certeza
Segundo o próprio piloto, todos saberão após o GP do Brasil o seu destino. "Estou 99% certo do que eu vou fazer. Logo após a prova no Brasil, todos saberão", disse o espanhol à revista Formule 1 Race Report.
É quase certo que ele continue na Renault. Algumas outras equipes mostraram interesse pelo bicampeão, mas nenhuma aceitou a proposta oferecida por ele. Fernando quer fechar um contrato de apenas uma temporada.
Com a Renault evoluindo no final desta temporada e as novas regras para o ano que vem, Fernandito pode dar muito serviço para os adversários.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Acidentes automobilísticos
Sem nada de mais interessante, aí vai um vídeo com acidentes no automobilismo. Os mais impressionantes são os de rali.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Decidido: Motor deve durar 3 GPs
A reunião entre FIA e FOTA acabou e já temos as resoluções para os próximos anos.
Na verdade, o que foi decidido é o uso do motor.
Segundo o site Autosport apurou, a partir do ano que vem, os propulsores deverão durar 3 GPs. E as montadores terão de disponibilizar 25 aos times que subsidiam ao custo máximo de 10 milhões de euros.
O uso do KERS, só será em 2010 ou 2011, mas quem quiser já poderá utilizar o sistema no ano que vem.
Pronto. Que horror. Os caras se trancam durante horas só para decidir isso?
Após o GP do Brasil, haverá outra reunião para tomar as outras decisões.
Novidade no ar
Leitores do Bregâncio, fiquem atentos. Novidades devem aportar neste blog em breve. Não digo mais nada para não estragar a surpresa. Mas vai ser coisa boa e divertida.
Aguardem e fiquem ligados.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Virada?
Após os últimos GPs, os leitores deste humilde blog parecem que estão mudando de opinião. Quando a enquete foi lançada, Massa estava liderando com folga. Porém, Hamilton está aumento suas chances.
Os votos são poucos, 21 no total. Massa tem 47% (10 votos), Hamilton 23% (5 votos), Barrichello 14 % (3 votos), Schumacher 9% (2 votos), Raikkonen 4% (1 voto) e Kubica está zerado.
Os leitores estão votando cada vez mais em Hamilton. Será que teremos uma virada ou o povo ainda acredita na vitória de Felipe Massa?
Barriga cheia...
Texto de Neto, publicado no blog Updaters.
Vou fazer um slideshow para você.
Está preparado? É comum, você já viu essas imagens antes.
Quem sabe até já se acostumou com elas.
Começa com aquelas crianças famintas da África.
Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele.
Aquelas com moscas nos olhos.
Os slides se sucedem.
Êxodos de populações inteiras.
Gente faminta.
Gente pobre.
Gente sem futuro.
Durante décadas, vimos essas imagens.
No Discovery Channel, na National Geographic, nos concursos de foto.
Algumas viraram até objetos de arte, em livros de fotógrafos renomados.
São imagens de miséria que comovem.
São imagens que criam plataformas de governo.
Criam ONGs.
Criam entidades.
Criam movimentos sociais.
A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou em
Bogotá sensibiliza.
Ano após ano, discutiu-se o que fazer.
Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que se
sucederam nas nações mais poderosas do planeta.
Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o
problema da fome no mundo.
Resolver, capicce?
Extinguir.
Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, em
nenhum canto do planeta.
Não sei como calcularam este número.
Mas digamos que esteja subestimado.
Digamos que seja o dobro.
Ou o triplo.
Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo.
Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse.
Não houve documentário, ong, lobby ou pressão que resolvesse.
Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia.
Reunião entre FIA e FOTA
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) se reúne com a FOTA (Associação das Equipes de F-1) amanhã para discutir a categoria e tomar decisões para os próximos anos. A FIA divulgou um documento contendo os tópicos da reunião. Para ler na íntegra em português, é só clicar aqui.
Algumas propostas são interessantes, como a redução dos gastos. Equipes grandes gastam mais e portanto, evoluem mais. Dessa maneira, todas as equipes teriam orçamentos parecidos. Outras, como a idéia do motor ser fabricado por um único fornecedor não me parece que será aceita.
Amanhã, quem sabe, saberemos o que foi decidido para os próximos anos da Fórmula 1.
Street Fighter 2
Lembram do bônus no jogo Street Fighter 2 onde os jogadores tinham que destruir um carro parecido com uma Mercedes? Então, uns loucos fizeram isso de verdade. Tudo bem que não detonaram prá valer. Avance até os 36 segundos. Antes disso não tem nada interessante.
Massa e futebol
Felipe Massa comparou a final de temporada de Fórmula 1 a uma final de Copa do Mundo que é disputada nos pênaltis, dizendo que "perdemos os dois primeiros (gols) e o time adversário marcou dois. Agora não podemos cometer nenhum erro e ainda por cima esperar que eles cometam três".
Massa tem consciência de sua situação, o que pode ajudar na hora da decisão.
Título no Brasil
Como todos esperavam, o título da temporada 2008 de Fórmula 1 será decidido em terras tupiniquins.
Hamilton é o favorito e tem larga vantagem sobre Massa. Mas é sempre bom lembrar o que aconteceu no ano passado. O inglês era mais do que favorito, mas pipocou nas duas últimas corridas.
Parece que ele aprendeu com os erros. Não conseguiu no Japão. Mas ganhou na China com extrema facilidade e trás sete pontos de vantagem sobre Felipe Massa. Ou seja, mesmo se o brasileiro ganhar, Lewis pode chegar em quinto. E levaria o troféu com um ponto na frente. Está bem confortável. Mesmo com uma dobradinha da Ferrari, Lewis pode ganhar o título.
Massa só ganha o campeonato se chegar em primeiro com Hamilton em sexto. Segundo com o inglês em oitavo. Se chegar em terceiro seu rival nem precisa terminar a corrida.
E aí mora o perigo. Qualquer erro de Massa vai lhe custar o campeonato. E, além de ganhar, precisa torcer por um tropeço de Hamilton. Porém, como vimos no último GP, o inglês está mais focado e não deve cometer erros como os do ano passado.
Vai ser difícil, mas não impossível. Massa tem que ganhar e contar com a ajuda de outros pilotos e do azar para cima de Hamilton.
domingo, 19 de outubro de 2008
Hamilton
Rápido que o sono está forte.
Hamilton levou. Massa ajudado. Título no Brasil. É esperar para ver. Mas acho que teremos que esperar até o próximo ano.
Fui.