Quando alguém disse que uma imagem vale mais do que mil palavras, era isso que queria dizer:
sábado, 13 de setembro de 2008
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
São Pedro
É melhor Felipe Massa rezar muito para São Pedro ou então colocar alguns ovos do lado de fora do Motorhome da Ferrari para Santa Clara.
Do jeito que a chuva veio forte nesta sexta, as coisas podem complicar para o brasileiro.
A previsão, até agora, acertou. Se chover nos treinos e na corrida, Massa não leva. Kimi também não, os dois são ruins no asfalto molhado.
E quem sobra nisso tudo? O próprio, Lewis Hamilton. Em baixo de chuva o inglês é incontestavelmente o melhor da atualidade.
Monza não vai definir o campeonato, mas dependendo das condições impostas pela dupla Pedro e Clara, poderemos ter um líder com mais folga.
A vida é boa
Pelo menos para Raikkonen.
Após canetar a renovação do contrato por mais dois anos, o finlandês fez o melhor tempo nos treinos livres em Monza.
Com o novo contrato, a Ferrari confirma sua dupla de pilotos. Kimi e Massa ficam até 2010. Assim, o finlandês descarta qualquer opção de aposentadoria, como alguns jornais haviam noticiado.
"Nunca disse que isso seria uma opção. Isso foi coisa de vocês (jornalistas)", disse. "Tenho mais alguns anos. Ainda gosto disso e faço o melhor possível. Depois, quando o tempo passar, vamos ver o que acontece", comentou.
E mesmo sendo Kimi centro das atenções, a conversa cai mais uma vez em Fernando Alonso.
O asturiano estava procurando um contrato de apenas um ano, assim poderia ir para a equipe de Maranello daqui à dois. Como não vai acontecer, Fernandito terá que se contentar com um contrato de dois anos em alguma equipe média, já que para a McLaren ele não volta nem se fosse a última equipe.
As apostas ficam entre BMW, Honda e claro, Renault.
A melhor opção, sem dúvida, é a equipe bávara. Porém, Heidfeld vai lutar com todas as forças para se manter lá dentro e se conseguir, renova o contrato.
Ross Brawn está chavecando o bicampeão, mas na Honda, Alonso só vai se tiver um carro confiável e mesmo assim, só por um ano.
E a opção final é continuar na Renault. Briatore promete um carro competitivo para o ano que vem mas Alonso não quer só um carro competitivo, quer ganhar corridas, fato que não conseguiu este ano.
Anotem o que estou escrevendo. Alonso vai para Honda por um ano. Se gostar fica mais um. Se não, volta para Renault. E aí fecha com a Ferrari para 2011.
A real
Chamem o Noé
Se Noé estivesse no primeiro treino livre em Monza teria cravado o melhor tempo.
Não foi uma chuva que caiu, mas um verdadeiro temporal.
No começo a pista estava boa, mas após alguns minutos o dilúvio veio. Tanto que os três melhores tempos ficaram com quem nunca aparece na frente. Adrian Sutil, Rubens Barrichello e Giancarlo Fisichella.
A chuva estava tão forte que os comissários resolveram encerrar as atividades antes do previsto.
Confira a tabela de tempos.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Olimpíadas x Fórmula 1
Estava dando uma olhada no arquivo do blog e constatei que as Olimpíadas tiveram muito mais postanges do que a Fórmula 1, comparando o tempo de duração de ambas as competições.
Desde que comecei o blog foram 48 postagens contadas sobre Fórmula 1. Contadas porque só comecei a fazer isso depois de uns dois meses de blog. Então, essa soma deve ficar em umas 60 postagens. Tudo isso até o post de hoje.
Já as Olimpíadas, com apenas um mês de duração, tiveram incríveis 44 postagens!
Resumindo...
Sem resumo. Era só prá falar isso mesmo. Deu vontade, eu escrevo.
Longo prazo
Pela minha pequena experiência em blogs, percebi que as pessoas não são adeptas de enquetes que expiram em um curto período.
Por isso, fiz uma com validade muito mais longa. Termina só em novembro, após o GP do Brasil.
Vamos ver se agora, com mais tempo, vocês votam.
Sabe nada
Bom, o pessoal deve conhecer Lost. Se não conhece é porque esteve morando em outro planeta.
Enfim, a Dharma montou faz um tempo um site de recrutamento. É o Dharma Wants You.
Você se cadastra e faz uma série de testes. Ainda não foi dito mais nada. A única certeza é que é o novo ARG da série.
Até agora são 4 testes. Além disso é possível criar o próprio.
Se vocês acham que manjam de tudo, tentem o que eu fiz.
Tem bastante coisa de Fórmula 1. E a última pergunta são para os videntes. Vamos ver quem acerta.
Não perca a hora
Em Monza, começa amanhã.
Confira os horários dos treinos livres, classificação e largada.
12/09
5h - treino livre 1
9h - treino livre 2
13/09
6h - treino livre 3
9h - classificação
14/09
9h - largada
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Não acredito
A previsão do tempo disse que o GP da Bélgica tinha 95% de chances de acontecer com forte chuva. A água só veio nas últimas cinco voltas. Nem nos treinos o temporal prometido apareceu.
Agora, os meteorologistas italianos dizem que o Grande Prêmio da Itália, que será disputado este fim de semana do autódromo de Monza, também vai acontecer debaixo de chuva. As chances são de 50 a 70% de precipitação e que a ameaça de chuva será constante.
Não vou contar com isso. Fiquei esperando a chuva cair em Spa-Fran e só veio no final.
Acho bom alguns pilotos também não contarem com esse fator.
Porém, se dessa vez eles acertarem, é bom Felipe Massa ficar esperto. Esse ano, nas provas disputadas com chuva ele não teve um bom desempenho. Ao contrário de Kimi e Hamilton.
Alonso na BMW?
Pois é. O rumor é que Mario Theissen, chefe da equipe bávara, fechará um acordo de três anos com Fernando Alonso. Quem confirma a história é o jornal Marca e ainda diz que o anuncio sai neste segunda-feira.
Porém, Theissen não afirma nada. "Não farei parte de rumor algum. Nossa decisão sobre a dupla para 2009 foi adiada. Somente confirmaremos nossos pilotos no final da temporada", disse ao jornal alemão Bild.
Eu acho improvável. Afinal, Fernandito quer contratos de apenas um ano. Assim ele tem mais facilidade para deixar a equipe e partir para uma melhor. E todos sabem que ele sonha muito com a cor vermelha.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Eles são atletas
E as Paraolimpíadas? Acharam que eu fosse esquecer?
Para falar a verdade, não estou acompanhando. Só agora resolvi dar uma sapeada no quadro de medalhas. E a delegação brasileira está com 8 ouros, 4 pratas e 5 bronzes. Atrás apenas de China, Reino Unido, Estados Unidos e Ucrânia.
É, de longe, uma campanha bem melhor que a dos atletas que jogaram antes.
Qual o tratamento que o COB dá para os para-atletas? Se não tem tratamento diferenciado, eles sim é que são profissionais e fazem o que gostam. Além de participar da competição mais acirrada do mundo, precisam se superar e vencer preconceitos.
Parabéns para todos eles.
Dica: Lego
Quem nunca na vida brincou de Lego não sabe o que é diversão. E quem nunca jogou um videogame, também não sabe.
Para finalizar
Falei que não ia mais tocar no assunto. Mas para acabar de vez com as discussões sobre a penalidade de Hamilton, aí vai um ótimo vídeo on-board. Tudo acaba a partir dos 3 minutos e 25 segundos quando Hamilton parte para cima. Então ele puxa o carro para a esquerda. Bastava dar uma freada e tentar a ultrapassagem em outro ponto do circuito.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Pano para manga
Só falam disso.
Ninguém discute sobre o campeonato. Ninguém escreve que a briga da temporada vai ficar entre Felipe e Hamilton. Ninguém comenta sobre a decisão da Ferrari de ainda não favorecer um piloto. Todos só falam da punição de Hamilton.
Para fechar essa discussão, pelo menos aqui no blog, aí vai um trecho da regra da FIA. O mesmo que os comissários se valeram para punir o inglês:
"cut the chicane and gained advantage", traduzindo, cortou a chicane e ganhou vantagem. Ou mais ou menos isso.
Reparem bem no vídeo que está logo abaixo. Se Hamilton freasse na disputa dentro da curva, conseguiria trazer o carro de volta e fazer o traçado correto. Ia perder mais tempo. Portanto, preferiu cortar. Levou vantagem e foi punido. Ponto final.
Nada de ficar falando do erro de outros pilotos, de discutir as falhas na regra, se Hamilton deu "meio carro", se já estava tracionado. Chega. Acabou.
Como diria o comentarista, "a regra é clara". E se a regra é clara, precisa ser usada.
Ah, isso serve também para os ufanistas que vivem dizendo que a FIA não "gosta" de brasileiros.
Sem ajuda
Segundo Stefano Domenicali, chefão da Ferrari, a equipe italiana ainda não decidiu quem vai apoiar na briga pelo título. Hein? É isso mesmo.
"Vamos tomar a decisão que sirva melhor ao nosso interesse. No meu ponto de vista, a situação em que estamos agora requer um planejamento, mas não podemos nos precipitar quanto a isso. Temos que trabalhar com algo que fará parte da nossa estratégia", explicou Domenicali.
"Se nós sentirmos que o momento é agora, vamos fazer isso. Mas antes, temos de avaliar tudo que aconteceu aqui para nos prepararmos para a prova em Monza. Este é o nosso foco para os próximos dias", finalizou o italiano.
Alguém entendeu? Ele entendeu?
Ninguém me tira da cabeça que se Raikkonen estivesse na situação de Massa, a Ferrari já estaria dando todas as chances para o finlandês. Hamilton abriu 19 pontos para Kimi, são praticamente duas vitórias de diferença. E faltando cinco corridas a situação é complicado.
Vamos ver o que acontece no próximo final de semana. A corrida é em Monza, Itália, Ferrari. Porém, o circuito deve favorecer os prateados.
E se eles não decidirem após Monza, podem dar adeus ao título de pilotos.
Fala, Hamilton
Eis a declaração de Hamilton sobre a batalha. Não ouvi nada porque o som aqui não funciona.
Os outros
Enquanto todos os jornais, sites e blogs vão passar a semana discutindo sobre a punção de Hamilton, ninguém vai lembrar dos outros.
Aqui lembro de todo mundo.
Começando com Felipe. Se terminasse em terceiro iria ver a Ferrari apostando suas fichas em Raikkonen (depois explico melhor). Porém, Kimi bateu e ganhou a segunda colocação. Assim, Hamilton abriria oito pontos novamente. Porém, a diferença são de apenas dois. E até o fim do ano será Massa e Hamilton.
Heidfeld, que no fim das contas terminou em segundo. Boa resposta à BMW que já estava colando a corda no pescoço do cara. Porém, é preciso mostrar os mesmos resultados se não quiser ser despejado.
Alonso mostrou que é o melhor piloto. Mesmo com o Clio 1.0 chegou em quarto. Se estivesse na McLaren ou Ferrari, já estaria com uma mão na taça.
Toro Rosso. Melhor corrida da equipe na temporada com os dois pilotos na zona de pontuação. Vettel em quinto e Bourdais em sétimo.
Kubica também marcou e como Kimi não, passou o finlandês e agora assume a terceira colocação. Não está na briga pelo título, mas pode terminar na frente do campeão mundial.
E Webber, com a punição de Glock, fechou em oitavo. Se ele ficar na Red Bull, a equipe terá um ótima dupla para o ano que vem.
Resumo, agora, o GP da Bélgica em uma foto.
Merecido
A essa altura do dia você já deve ter lido todas as matérias sobre o duelo entre Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen no final mais emocionante da temporada.
Deve ter lido os jornalistas dizendo que a punição não foi merecida. Que em uma corrida de carros é preciso ultrapassar. Que Hamilton devolveu a posição. E que a decisão dos comissários deu a vitória para Massa.
Achei justa a punição, como acharia justa se fosse Felipe no lugar de Hamilton. O que eu acho babaquice, são esses jornalistas cheios de falso moralismo, dizendo que se fosse um brasileiro do lugar do inglês, estaríamos todos reclamando da decisão dos comissários.
Claro, alguns iriam reclamar (acho que o Bueno ia ser o primeiro). Mas aqueles que gostam desse esporte não o fariam.
Aliás, se você está procurando algum vídeo da batalha entre Hamilton e Raikkonen, aí vai.