Felipe conseguiu a pole e na enquete aqui do blog também terminou na frente. E por pouco Barrichello não empata com Hamilton na escolha na galera.
Tivemos incriveis 26 votos!
1 - Massa, 46% (12 votos)
2 - Hamilton, 23% (6 votos)
3 - Barrics, 19% (5 votos)
4 - Schumi, 7% (2 votos)
5 - Raikkonen, 3% (1 votos)
5 - Kubica, 0% (0 voto)
sábado, 1 de novembro de 2008
Massa na frente
Brazucas 7
E deu Felipe Massa. Pole para o brasileiro. Trulli segundo com Raikkonen logo atrás. E o Hamilton? Apenas em quarto.
O inglês fez o que precisava. Mas a pressão de ter seu rival na pole e ele largando mais atrás e com Alonso na bota, pode trazer alguns percalços durante as 71 voltas.
Massa também fez o que precisava. Seu carro deve estar mais leve. É correr para chegar na frente e ganhar corrida. Mas como Hamilton mostrou na qualificação, tem carro para terminar entre os cinco primeiros e levar o título.
Amanhã, 15 horas, Massa na pole, Hamilton em quarto.
TV BREGÂNCIO
Novidade no ar???
Esqueci, que vacilo. Fiz o vídeo (meia-boca), joguei lá no YouTube, mas esqueci de linkar aqui. Então é só fingir que hoje é sexta-feira dia 31/10.
Fiquem com a edição especial de estréia da TV BREGÂNCIO. Agora vou dormir que logo mais tem o terceiro treino livre.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Brazucas 6
Mesmo ficando com o nono tempo na segunda sessão, Hamilton fechou em 4º no agregado de tempos.
Em primeiro ficou Alonso, com a marca do segundo treino (1m12s296). Massa aparece logo atrás, puxando Trulli, que na classificação deve ficar entre os oito primeiros, Hamilton e Raikkonen.
Webber, Vettel, Piquet, Rosberg e Kubica fecham o top-10. Barrichello ficou apenas em 16º.
Confira os tempos agregados.
01 - Alonso 1m12s296
02 - Massa 1m12s305
03 - Trulli 1m12s435
04 - Hamilton 1m12s495
05 - Raikkonen 1m12s529
06 - Webber 1m12s650
07 - Vettel 1m12s687
08 - Piquet 1m12s703
09 - Rosberg 1m12s761
10 - Kubica 1m12s874
11 - Nakajima 1m12s886
12 - Coulthard 1m12s896
13 - Kovalainen 1m12s925
14 - Heidfeld 1m13s038
15 - Glock 1m13s041
16 - Barrichello 1m13s221
17 - Bourdais 1n13s273
18 - Button 1m13s341
19 - Sutil 1m13s428
20 - Fisichella 1m13s691
Como pode-se ver, Hamilton não foi tão ruim, como podem pensar alguns ao ver somente o segundo treino. Se o inglês largar nessa posição, é garantia de levar a taça.
Brazucas 5
O que dizer do último treino? Massa foi superior a todos, até que Alonso deu o bote no minuto final. Se Fernando estivesse na Ferrari, já tinha levado o título com umas 3 provas de antecedência. Ano que vem o asturiano vai vir forte para a disputa.
Mas falemos do GP deste final de semana.
As Ferrari estão mais forte, isso é evidente. Mas essa força se dá muito por causa do novo motor. O carro de Hamilton está com os giros mais baixos para poupar o motor que já foi usado no GP da China. E como a regra não permite a troca do propulsor coringa (as equipes podiam fazer uma troca sem levar punição) na última corrida, a McLaren precisa se virar com o que tem.
Bastante cauteloso, apesar das fritadas, Hamilton deverá tirar a diferença de quase meio segundo em relação a Massa. Talvez isso aconteça no terceiro treino livre antes da classificação.
A chuva que estava programada surgiu bem fraquinha. A comissão de prova chegou a alertar sobre o asfalto molhado, mas nem seria necessário. Alguns minutos depois o aviso de chuva foi retirado. E assim não tivemos muitas surpresas.
Esses treinos mostraram a força da Ferrari. Podem se preparar que nos jornais de hoje vão dizer coisas como: "Felipe Massa venceu a primeira disputa", "A Ferrari dominou os treinos livres". Mas não se deixe enganar. Já vimos isso antes e o casal McLaren/Hamilton tem tudo para mudar esses treinos.
Volto mais tarde. Fiquei acompanhando os treinos e esqueci de comer.
Brazucas 4
Que final de treino espetacular!!!
No último minuto, literalmente, Fernando Alonso saiu de 17º para a primeira colocação. E Piquetzinho de último para sétimo. Incrível!
O início do treino foi dominado pelo italiano Jarno Trulli e depois dele foi a vez de Massa assumir a ponta. E quando tudo indicava outro domínio do brasileiro, Fernandito mostrou que é o melhor piloto da atualidade e cravou a primeira posição.
Hamilton, que fritou mais pneu do que pasteleiro em feira, terminou apenas em 9º. No final foi tentar o último golpe, afinal, nunca figurou entre os primeiros, mas errou na entrada do "S", fritou e desistiu.
Raikkonen conseguiu melhor sua marca, também no final, e fechou na 4ª posição. Barrichello fez o que conseguiu e terminou em 16º.
Aí vão os tempos.
01 - Alonso 1m12s296
02 - Massa 1m12s353
03 - Trulli 1m12s435
04 - Raikkonen 1m12s600
05 - Webber 1m12s650
06 - Vettel 1m12s687
07 - Piquet 1m12s703
08 - Rosberg 1m12s761
09 - Hamilton 1m12s827
10 - Nakajima 1m12s886
11 - Coulthard 1m12s896
12 - Kubica 1m12s971
13 - Heidfeld 1m13s038
14 - Glock 1m13s041
15 - Kovalainen 1m13s213
16 - Barrichello 1m13s221
17 - Bourdais 1n13s273
18 - Button 1m13s341
19 - Sutil 1m13s428
20 - Fisichella 1m13s691
Brazucas 3
Já estamos na parte final do segundo treino livre. Faltam menos de 30 minutos. Massa superou Trulli e mantém a primeira colocação. Confira.
Massa
Trulli
Vettel
Rosberg
Nakajima
Coulthard
Hamilton
Raikkonen
Barrics está em 13º e Piquet em 17º.
Agora, com o final da sessão, o bicho vai pegar. Vamos ver se os pilotos melhoram seus tempos.
Brazucas 2
Faltando um pouco menos de uma hora para o fim do segundo treino livre, os oito primeiros são:
Trulli
Massa
Rosberg
Nakajima
Coulthard
Heidfeld
Glock
Raikkonen
O que deu no italiano para andar desse jeito?
Brazucas 1
A segunda sessão de treinos livres começa logo mais. Para acompanhar os treinos aí vão alguns links.
Nesse aqui, você acompanha os relatos de Bruno Vicaria, do site Grande Prêmio.
Este é o site oficial da Fórmula 1 para ver os tempos dos pilotos.
Mas se prefere ver do que ler, clique aqui e divirta-se.
Di Grassi x Senna
Lucas Di Grassi e Bruno Senna vão disputar uma vaga na Honda para a próxima temporada. os testes serão realizados em Barcelona dentro de duas semanas.
Barrichello já está fora e procura patrocínios para tentar a vaga restante da Toro Rosso.
A história completa você confere aqui.
Brazucas
O primeiro treino livre acabou faz uns 20 minutos e teve todos os aspectos que a corrida pode ter domingo. Começou com pista seca, mas depois a chuva foi caindo aos poucos e no final o asfalto estava úmido.
Hamilton dominou boa parte da sessão. Porém, nos minutos finais, Massa fez o melhor tempo (1m12s305) e terminou na frente. O inglês ficou em segundo.
Outro que andou forte (e isso é bom para Massa), foi Raikkonen. O finlandês ficou em terceiro com Kubica logo atrás. Em quinto ficou o companheiro de Hamilton, Heikki Kovalainen.
Alonso, Webber e Piquet, fecharam os oito primeiros. Rubens até que conseguiu um boa posição com o carro que tem, 14º.
Agora vamos ver como será a segunda sessão. Massa mostrou que quer a pole, mas se Hamilton largar em segundo, já pode sair cantando "God save the Queen".
Os tempos
01 - Felipe Massa 1:12.305
02 - Lewis Hamilton 1:12.495
03 - Kimi Räikkönen 1:12.507
04 - Robert Kubica 1:12.874
05 - Heikki Kovalainen 1:12.925
06 - Fernando Alonso 1:13.061
07 - Mark Webber 1:13.298
08 - Nelsinho Piquet 1:13.378
09 - Nick Heidfeld 1:13.426
10 - Timo Glock 1:13.466
11 - Jarno Trulli 1:13.600
12 - Nico Rosberg 1:13.621
13 - Sebastien Bourdais 1:13.649
14 - Rubens Barrichello 1:13.676
15 - Jenson Button 1:13.766
16 - Kazuki Nakajima 1:13.806
17 - Sebastian Vettel 1:13.836
18 - David Coulthard 1:13.861
19 - Adrian Sutil 1:14.704
20 - Giancarlo Fisichella 1:14.821
Logo mais, às 14 horas, os carros voltam para a segunda sessão de treinos livres.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Treinos livres
Amanhã, 10 horas, tem o primeiro treino livre.
Vou ficando por aqui.
Amanhã com o início das atividades em Interlagos essa joça vai dar trabalho de tanta coisa para colocar.
Ah, e não esqueçam da enquete. Acaba amanhã.
A primeira de Interlagos
O circuito de Interlagos estreou na Fórmula 1 em 1973. Um ano antes o traçado havia recebido uma corrida da categoria, mas foi extra-campeonato, apenas para homologar a pista como integrante oficial do ciruito mundial de Fórmula 1.
Quem ganhou a corrida foi Émerson Fittipaldi. O vídeo é muito bom, não pela imagem, mas talvez por ser o único com narração em português. E tem até o pódio. Só não entendi a música. Quem é da época e viu a corrida poderia falar mais dela.
Jogos da Fórmula 1
Está sem nada para fazer? Que tal testar sua habilidade em um simulador de pit stop da Fórmula 1? É só clicar aqui.
E que tal simular a chegada do GP do Brasil? Clique aqui e veja como ficaria o final da temporada dependendo da escolha dos seus pilotos.
Alonso em Interlagos
A internet caiu e só voltou agora. Como não aconteceu muita coisa em Interlagos, vou resumir em um só post. É basicamente Fernando Alonso.
O espanhol disse que semana que vem vai dar a resposta sobre onde fica no ano que vem. Renault na cabeça, sem dúvida. A equipe francesa mostrou uma ótima evolução e Fernandito está contente com a escuderia. E a esta altura uma troca para outra equipe é muito improvável.
Sabendo que não está na disputa pelo título, Alonso disse que um eventual acidente de Hamilton e McLaren vai lavar sua alma. O bicampeão não poupou palavras para dizer que sempre vai torcer contra a equipe de Woking. E comentou que não irá apelar para o jogo sujo só para ajudar Massa, como muitos andam dizendo por aí.
Pode vir
Em entrevista coletiva hoje, Felipe Massa diz que não se importa se a chuva cair em São Paulo e não concorda quando dizem que ele não combina com pista molhada.
Falou que no kart e nas categorias menores ganhou várias corridas em baixo de chuva. Destacou que o problema é na adaptação do carro e dos pneus que demoram para chegar na temperatura ideal.
Bom, então o problema não é com Massa, mas sim com o carro que ele pilota. Dá na mesma.
E o tempo?
Como ficará o tempo no fim de semana? Bom, ontem tivemos uma amostra do que essa cidade é capaz.
Fez Sol durante o dia todo. Um calor sufocante. No início da noite algumas gotas mostraram-se assanhadas. Mas foi no final que a água caiu. Choveu muito em São Paulo. E na região do autódromo deve ter chovido ainda mais.
Agora o tempo está tranquilo. Sol com algumas nuvens. Deve ser igual ontem. A chuva só deve aparecer mais tarde. Porém, entre amanhã e domingo a coisa pode complicar.
Tem gente que nem lembra
Vocês já devem ter visto essa notícia em vários cantos da internet. Mas se não viu, veja gora.
Há exatos 20 anos Ayrton Senna conquistou seu primeiro título mundial na Fórmula 1. Foi no GP do Japão quando a McLaren tinha a dupla Senna/Prost. Para quem não conhece imaginem como foi a dupla Hamilton/Alonso e acrescente um carro e autódromos sem tantas sofisticações como as de hoje e você terá uma idéia.
Enfim, 20 anos. Dois séculos. Coisa prá caramba. Confira um videozinho com os finais do GP nipônico.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Hamilton x Massa
Vamos lá meu povo. Faltam apenas dois dias para o fim da enquete.
Tivemos mais quatro votos (uau!) desde o último post sobre a pergunta.
Agora está assim:
Massa tem 48% (12 votos)
Hamilton 24% (6 votos)
Schumacher e Barrichello 12% (3 votos)
Raikkonen 4% (1 votos)
Kubica continua zerado.
Foi de longe a enquete mais produtiva do blog até agora.
GP Brasil 1982
Eu sei que muitos vão falar (será?) que o GP do Brasil de 1982 não foi em Interlagos. Mas como foi no ano em que eu nasci, resolvi colocar aqui no blog. A corrida disputada no circuito de Jacarepaguá foi vencida por Nelson Piquet.
Piquet venceu nas pistas. Mas tomaram sua primeira colocação por seu bólido estar abaixo do peso permitido.
Coadjuvantes
Todos falam de Massa e Hamilton, as estrelas da corrida de domingo. Mas os coadjuvantes podem dar o ritmo da prova.
Raikkonen, companheiro de Massa, já sabe o que deve fazer: deixar o brasileiro na frente e fazer o máximo para tirar pontos de Hamilton.
Kovalainen, companheiro de Hamilton, pode ser mais decisivo do que pensa. Basta o finlandês ir para a classificação só com o vapor do combustível para cravar o melhor tempo e disparar na frente no início da corrida. Carro e braço ele tem. Acho até que a disputa da pole ficará entre ele e Massa. Mas se não conseguir largar na frente, com toda certeza irá abrir para Hamilton.
Por último temos Fernando Alonso. O bicampeão já anunciou para quem quisesse ouvir que irá ajudar Felipe Massa. É capaz de terminar na frente do inglês, mas nem isso tira o título do rapaz.
Se esses três terminarem na frente de Hamilton, mesmo assim o rapaz leva o caneco para casa. E vejam que estou colocando Kova na frente. Se o finlandês abrir (que é o mais provável se estiver na frente), Lewis termina em quarto.
Neste caso, um outro que poderia atrapalhar é Kubica. Mas a BMW mostrou um retrocesso em seu desempenho nas últimas etapas e não deve mostrar forças para atrapalhar a McLaren.
Enfim, a situação está azeda para Massa. Ou como diria um amigo meu: "Azedou o quiabito na Bombonera".
E ainda tem o perigo da chuva.
Ajuda de Piquet
Mais um piloto engrossa o coro para ajudar Felipe Massa na conquista do título mundial de Fórmula 1 em Interlagos.
Piquet Júnior disse, ironizando seu carro, que "se eu largasse na pole ou em segundo, até poderia. Mas acho que isso não vai acontecer", disse aos jornalistas, rindo.
É. Se depender dos outros, Massa leva o título.
Enquanto isso continua a campanha que circula na internet "Bate nele, Rubinho".
A primeira de Massa
Continuando com nossos vídeos de Interlagos, aí vai a primeira vitória de Felipe Massa no circuito brasileiro.
E aqui, o pódio.
Um oscar para Oscar
O cara é um gênio. Oscar Niemeyer foi o responsável pela concepção do troféu que vai premiar o primeiro colocado no GP do Brasil neste domingo. O objeto é de uma beleza ímpar.
Confira a matéria feita pelo JN.
Gotículas
A pergunta que todos fazem é se vai chover durante o GP do Brasil.
Quem não mora em São Paulo, mas está aqui de passagem, se olhar agora para o céu vai dizer: "Chove nada". Mas quem mora aqui sabe porque a cidade tem o apelido de Terra da Garoa. Sem avisar, a chuva cai de uma hora para outra.
Segundo o site da Climatempo, as chances de chover durante o fim de semana estão aumentando. A sexta será o dia com mais chuva, 90%. No sábado e domingo, o Sol deve aparecer de manhã. Mas durante a tarde, que é quando acontece a corrida, a previsão aponta chuva até o fim do dia.
Mais essa para atrapalhar Felipe Massa. O brasileiro já mostrou que não entende picas de chuva. E Hamilton é um excelente piloto em pista molhada. Mais emoção para grande final do campeonato.
20 anos de Mega
Bom dia blogueiros. Antes de começar os posts de Fórmula 1, que tal um pouco de cultura nerdística.
Hoje, o console Mega Drive da Sega, está completando 20 anos. Tem gente que nem sabe o que é Altered Beast. Lamentável. E sabiam que até Ayrton Senna estrelou um game para o console? Olha o comercial japonês.
Neste link tem um ótimo texto contando a história do Mega.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Brasileiros
Antes de ir, deixo mais um vídeo.
A música é mais do que batida. Fica até chata em clipes como esse. Mas foi o único com uma imagem boa que eu achei. Se preferir abaixe o volume e só assista.
É uma compilação das primeiras vitórias de brasileiros na Fórmula 1.
GP Brasil 1991
Essa é uma das vitórias mais comentadas da carreira de Senna. Após Mansell rodar, Ayrton assumiu a ponta com Patrese em segundo. Faltando 7 voltas a McLaren perdeu praticamente todas marchas, só sobrou a sexta, e Patrese começou a tirar a vantagem. Mas no final Senna conseguiu a vitória e quase não conseguiu lenvantar o troféu.
Aqui uma entrevista com Senna sobre o que aconteceu no fim da corrida.
GP Brasil
Tá certo. Vamos começar a agitar isso aqui e atiçar a galera para o último GP da temporada. Fiz uma seleção de vídeos com corridas em Interlagos e aos poucos vou jogando aqui.
O primeiro é o GP de 1993. Vitória do Ayrton conquistada depois que começou a chover.
Parmera
Falemos de futebol. Que alegria. Timão voltou. Mas não é sobre o Corinthians que vou falar. Mas sim do Parmera. Na verdade, sobre a torcida do Parmera, mas que pode se estender para todas as outras.
Quando o time está ganhando, está na frente, todo mundo apóia, grita, vai aos estádios, elogia. Enfim, é o melhor time do mundo. Mas basta um tropeço para os torcedores caírem matando em cima do clube. Vejam o que escreveram no portão do CT do Palmeiras.
Jorge Correa/UOL Esportes
Torcedor que é torcedor de verdade apóia o time em todos os momentos, como fizeram os corinthianos.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Abu Dhabi
Esse circuito é igual a música do Zeca, o Pagodinho: "Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar". Mas aqui no Bregâncio, já se preparando para a temporada 2009 de Fórmula 1, você vai ver. A imagem está ruim, mas é só ir na página oficial do circuito para enteder melhor o traçado e de lambuja curtir um vídeo sobre o local.
Esses caras são cheios da nota.
O circuito possui 20 curvas e, segundo o site, serão 56 voltas, com uma média de 200 Km/h e o tempo de volta, precisam os técnicos, deve ficar em torno de 1min38s.
Calendário 2009
Ainda não é o definitivo. Afinal, estão dizendo que o Canadá pode retornar. Mas enquanto o anúncio de velhos e novos circuitos não são feitos, este é o calendário de 2009 para a Fórmula 1.
26-29 março: GP da Austrália - Melbourne
03-05 abril: GP da Malásia - Kuala Lumpur
17-19 abril: GP do Bahrein - Bahrein
08-10 maio: GP da Espanha - Catalunha ou Cataluña ou Catalunya
21-24 maio: GP de Mônaco - Monte Carlo
05-07 junho: GP da Turquia - Istambul
19-21 junho: GP da Inglaterra - Silverstone
26-28 junho: GP da França - Magny-Cours
10-12 julho: GP da Alemanha - Nürburgring
24-26 julho: GP da Hungria - Budapeste
21-23 agosto: GP da Europa - Valência
28-30 agosto: GP da Bélgica - Spa-Francorchamps
11-13 setembro: GP da Itália - Monza
25-27 setembro: GP de Cingapura - Cingapura
09-11 outubro: GP do Japão - Suzuka (UFA!)
16-18 outubro: GP da China - Xangai
30 out-01 nov: GP do Brasil - São Paulo
13-15 novembro: GP de Abu Dhabi - Abu Dhabi
Não perca a hora
Faltando um pouco mais de 3 dias para o início das atividades no autódromo de Interlagos, é bom anotar os horários para não perder nenhum momento da disputa pelo título de campeão na temporada 2008 de Fórmula 1. Então, vamos lá.
Sexta-feira 31/10
10h00 - treino livre 1
14h00 - treino livre 2
Sábado 01/11
11h00 - treino livre 3
14h00 - Classificação
Domingo 02/11
15h00 - Largada
Reta final
É isso ae meu povo. A Fórmula 1 abre sua última semana. Até o domingo, jornais, revistas, rádios, televisão, blogs, páginas da internet ligadas em esportes e principalmente automobilismo, só vão falar sobre a decisão em Interlagos.
Aqui vai ter, mas como sempre, dividindo espaço com outros assuntos. Ainda mais com a grande novidade chegando.
Aliás, será que os leitores adivinharam o que será?
Astrologia, mandinga e afins
Ontem, no Fantástico, Tadeu Schmidt entrevistou Felipe Massa. Ao invés de perguntar coisas interessantes, o papo ficou na sorte e no misticismo. Aquela velha história da cueca de Massa foi a mais comentada.
Depois foram se consultar com astrólogos e mães-de-santo, ou seja lá como se fala aquilo. Nada contra, mas achar que a corrida final pode ser influenciada por essas coisas? Tenha dó.
O astrólogo disse que no começo da corrida um planeta vai estar "em cima" de outro, e isso vai dar um azar danado para Hamilton. Schmidt até perguntou o horário e o cara cravou: "3 horas". Incrível!!! Na sequência disse que após meia hora de corrida, um outro planeta ia invadir o local e atrapalhar tudo, ia mudar o rumo da prova. Resumindo, Hamilton ganha. Senão vejamos. No começo o inglês se ferra, fica lá atrás, mas meia hora depois tudo mudo. Ele ganha.
E a mãe-de-santo disse que ia fazer uma mandinga das braba para Hamilton não levar o campeonato. Vamos ver como andam os santos brasileiros.
E tudo isso porque Lewis trocou algumas palavrinhas com Uri Geller.
Campeonato Brasileiro 2009
Após longos dias, a série A do Campeonato Brasileiro foi promovida. O Corinthians está de volta mais forte do que nunca. O time pode até ser mais ou menos, mas a torcida... Essa é a verdadeira paixão. Não tem para palmeirenses, tricolores, santistas, colorados, gremistas, vascaínos, flamenguistas e por aí vai.
Ano que vem o Campeonato Brasileiro volta a ser o que era. Esse ano só está essa disputa na frente porque se o Timão estivesse lá, já tinha levado.