quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ayrton 15

1984, Mônaco.

Hoje

15 anos se passaram desde aquela tarde em Ímola. O carro escapou da pista e se chocou no muro. A cabeça cambaleou e parou de se mexer. O carro estava estraçalhado e o corpo inerte. Após algumas horas foi constatada a morte do piloto. Aos 33 anos, o piloto austríaco Roland Ratzenberger faleceu na Itália.
No dia seguinte, outro piloto com o mesmo final trágico iria fazer uma homenagem ao companheiro. Após o acidente na Tamburello, os médicos acharam uma bandeira da Áustria em seu macacão azul e branco.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O tempo passa, o tempo voa...

E o blog continua numa boa.

Já aviso de antemão: o post é longo. Leia por conta e risco.

Um ano se passou e o blog continua em pé. Incrível. Achava que ia deixar isso de lado após alguns meses. Mesmo com números baixos se comparado com grandes blogs do mesmo gênero, sei que alguns leitores entram aqui para acompanhar as notícias.

Durante esse ano muita coisa mudou. No início o blog falava de tudo. Mas ele foi se transformando, ganhando vida e hoje é dedicado à Fórmula 1. Impressionante como essas coisas acontece. Como um blog pode ganhar vida? Nem eu sei.

Tentei até um programinha semanal. Mas só ficou na primeira edição. Uma pena. Tinha gostado do lance. Quem sabe a TV Bregâncio não volta.

Enfim, peguei alguns números bloguísticos durante este ano. Até agora foram 707 postagens. Dessas, desde que comecei a colocar os marcadores, “Fórmula” 1 foi o que mais apareceu somando um total de 165 citações. Em segundo está a palavra “Blog”, com 55 e fechando o pódio está “Temporada 09” com 40. Dos posts que foram sobre algum Grande Prêmio, o que teve maior aparição foi a corrida do Brasil com 34 citações. Afinal, foi aquela da final do ano passado.

Do total dos posts, tivemos 35 comentários. O que dá uma média de 0,04950495... de comentário por post. A marca até que não é tão ruim. Mas vamos trabalhar para melhorar.

Desde que coloquei os anúncios do Google, que foi logo no início, o blog gerou módicos 31,44 doletas. Sendo que no último mês a receita foi de apenas 0,20 centavos de dólares. Ainda bem que não vivo disso.

Segundo o contador da página o blog recebeu 7.494 visitas. Porém, a realidade é outra. O Google Analytics diz que apenas 1.966 pessoas visitaram a página. E, segundo uma matéria que saiu no caderno de informática da Folha, é preciso cerca de 50 mil visitas por mês para ganhar algum dinheiro. Ou seja, to longe prá caramba.

O dia com o maior pico de visitas continua sendo 3 de outubro de 2008. Na ocasião não postei nada. Inclusive fiquei sem atualizar entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro. Vai entender.

Bom, só queria agradecer a força da pessoa que sempre me apoiou nessa coisa de blog. E também todos os leitores que não conheço e acessam o Bregâncio por que querem ou sem querer mesmo.

Senna 15

Sexta-feira próxima, além de ser feriado é também a data que marca 15 anos da morte de Ayrton Senna. Se preparem para uma enxurrada de matérias falando os mesmos clichês de sempre: "O rei da chuva", "Um piloto sem comparação", "As manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas" e mais comentários dessa linha.

Gostava de ver Ayrton nas pistas. Na verdade quando comecei a ver e entender Fórmula 1, Senna já era o piloto "imbatível". Não vou cair na mesmice e escrever textos choradeiros e emocionantes.

Abro o post apenas para lembrar que Senna realmente foi um grande piloto e que sua história não pode ser esquecida. Mas sem choradeira.

Por isso separei alguns vídeos da carreira do tricampeão que vou postar ao longo dos dias.

Por um fio

A FIA resolveu punir a McLaren. A equipe de Woking será suspensa por três corridas. Porém, o castigo só será perpetrado se o time aprontar das suas durante o resto da temporada. Veja o comunicado:

"Levando em conta o modo aberto e honesto com o qual Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, se dirigiu ao Conselho, e a mudança de cultura que ele deixou claro que está sendo feita em sua organização, o Conselho Mundial decidiu suspender a aplicação da pena que julgou apropriada.A punição é a suspensão da equipe por três corridas do Mundial de F1. Esta só será aplicada se fatos adicionais surgirem sobre o caso ou se, nos próximos 12 meses, uma nova infração ao artigo 151c for cometida pela escuderia".

Fonte: Grande Prêmio

terça-feira, 28 de abril de 2009

O dia na F1

Pequenas notas sobre esta movimentada terça-feira.

- Amanhã, o Conselho Mundial se reúne para definir duas coisas. A primeira é a pendenga entre McLaren e a patacoada no GP da Austrália. A outra é sobre o futuro da categoria. Max Mosley irá aprensentar a proposta de um teto para as equipes. Esse valor, como já foi divulgado, deverá ser de 30 milhões de libras (não sei colocar o símbolo dessa moeda), algo em torno de R$ 117 mi por ano. Segundo a revista Autosport, muitas equipes já estão interessadas em ingressar na categoria. Entre elas estão USF1, Lola, Prodrive e iSport.

Porém, a FOTA argumenta que o valor é muito baixo para um temporada inteira. Além disso, Mosley tem uma proposta de "beneficiamento" para os times que trabalharem com o teto: uso de asas móveis, um assoalho melhorado e um limite maior para o giro do motor. Isso ainda vai dar o que falar.

- Na Espanha a gripe suína pode cancelar o GP. O circuito de Montmeló fica cerca de meia hora de Barcelona. A OMS já elevou para 4 o nível de alerta de epidêmia. Além disso, o país registrou a morte de um jovem pelo vírus.

- Nelson, o pai, saiu em defesa de Nelson, o filho. Após quatro etapas sem pontuar, o tricampeão disse que a Renault precisa apoiar seu filho e não pressionar, como andaram fazendo. "Se os engenheiros gritarem no rádio que ele está mal por ter perdido uma boa volta no treino de classificação atrás do tráfego, como ele vai ter confiança no que faz? Eu disse ao Flavio que ele só vai tirar o máximo do Nelson se lhe der cobertura", disse Nelson, o pai.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Rubens, o segundo

Pois é, infelizmente o decano na Fórmula 1, Rubens Barrichello terá que se contentar com a situação de segundo piloto da Brawn GP. É o que todos estão dizendo após a corrida deste último final de semana.

Button está com 31 pontos e seu companheiro, 19. Para piorar, Vettel aparece logo atrás com 18. Porém, me atrevo a dizer que Barrica ainda tem chances de levar o campeonato. Foram apenas 4 corridas, mais 13 ainda estão por vir. Claro, que o futuro de Rubens neste temporada será escrito no próximo GP. Na Espanha, se o brasileiro não conseguir ganhar, aí sim ele será o segundo. Ainda mais se Button levar outra.

Mas o que eu acho mais engraçado, são os comentários de alguns jornalistas e fãs da Fórmula 1. No início da temporada todos estavam elogiando o Rubinho, dizendo que ele era o favorito, que agora ele ia mostrar que era piloto. Tinham até esquecido que outros dois brasileiros participam da categoria. Pois bem. Foi só ele chegar atrás de Button que já começaram escrachar o coitado.

Tá certo, concordo que ele não pilotou como seu companheiro, mas passar do "Nossa! Agora o Rubinho é meu ídolo", para "Eu sabia, esse vai ser sempre segundo", após 4 corridas, é lamentável. Torcedor que é torcedor, acompanha seu ídolo, seja lá em que esporte for, até o fim.

Só dá ele

Disse no último post que o GP do Bahrein ia servir para termos uma melhor idéia da temporada de Fórmula 1. E serviu. Mesmo com a dupla da Toyota largando na frente, Jenson Button dominou a corrida e ganhou sua terceira prova.

Ou seja, o campeonato vai se desenhando para o inglês da Brawn. Serviu também para mostrar que Barrichello será escudeiro outra vez. Que Vettel tem um futuro promissor na categoria. Que a McLaren não está tão ruim assim. Que a Ferrari conseguiu seus primeiros pontos. Que Massa precisa esquecer o ano de 2009. E que as BMW estão fazendo um papelão.

As outras equipes precisam se recuperar, caso contrário Button vai levar fácil, assim como fez Schumacher.

Já fuçaram aqui