sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vai ou não vai?

Parecia que o seriado da F1 estava em seus capítulos finais. O Aprendiz Fórmula 1 parecia que mostraria o novo sucessor de Max. Eis que o personagem principal mandou uma carta um tanto quanto agressiva à Montezemolo desaprovando a atitude tomada pelo presidente da Fota.

"Dada às tentativas deliberadas da Fota de enganar a mídia, agora considero minhas opções em aberto. Ao menos até outubro, sou o presidente da FIA com toda a autoridade do cargo. Depois disso, cabe aos clubes membros da FIA, e não a você ou à Fota, decidir quem será o próximo líder", disse na carta.

Max também declarou que a associação não cumpriu o acordo entre Fota e FIA na última reunião. "Por isso, fiquei chocado ao ver que a Fota veiculou a informação de que o senhor Boeri (Michel Boeri, presidente do Automóvel Clube de Mônaco e do Senado da FIA) havia tomado conta da F1, algo que você sabe que é completamente irreal, e que eu fora forçado a deixar meu cargo, outra falsidade. E, aparentemente, eu não teria nenhum papel na FIA até outubro, algo sem nenhum sentido até pelos estatutos da FIA".

Ainda em tom deseprobatório, Max disse para Montezemolo pedir desculpas para todos. "Se você deseja que o acordo que fizemos tenha alguma chance de sobrevivência, você e a Fota precisam retificar suas ações imediatamente. Vocês precisam corrigir essas falsas informações que foram dadas e, depois, não dar declaração nenhuma. Você, em pessoa, precisa emitir uma correção e pedir desculpas na sua entrevista coletiva nesta tarde", comandou Max.

Dessa maneira Mosley volta à disputa da presidência. Jean Todt continua na espera. A Fota realiza reunião esta tarde. E o seriado continua sem perspectiva de um final.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael morreu

Pois é, o blog sempre fala de Fórmula 1. Quer dizer, dá mais destaque para a categoria. Mas algumas coisas acontecem no mundo que não podem ficar de fora.

Essa é uma delas. Agora a pouco, foi confirmado pelo centro médico da UCLA (Universidade de Los Angeles), a morte de Michael. Não, não é o Schumacher. Mas o Jackson.

Apesar de todas as polêmicas envolvendo o cara (não vou cair nessa de falar sobre isso), Michael sempre será o Rei do Pop, assim como a Madona é a Rainha. Pelas notícias parece que foi ataque cardíaco envolvendo remédio, alguma coisa parecida com isso.

Enfim, nunca vi um show do cara, mas esta era uma das coisas que gostaria de fazer. Mas agora não vai dar mais. E nem adianta aparecer com imitação que o cara é inimitável.

Para fechar o blog, a música do álbum mais vendido de todos os tempos. Como não dá para incorporar, clique aqui para ver Trhiller. E nesse para curtir Beat It. Na minha opinião uma das músicas mais legais do cara. Ah, e nesse para Bad. Muito boa. Quer saber, clique em qualquer um e vá navegando pelo Youtube e veja todos.

Mario? Que Mario?

O candidato ao cargo de presidente da FIA, Jean Todt lembra muito o Mario. Mas não é aquele que fica atrás do armário. Mas o encanador. Só falta o bigodinho.

O Aprendiz

Após apaziguar os ânimos entre FIA e Fota e unir todos na mesma categoria para 2010, começou agora o novo capítulo da novela. Na verdade está mais para seriado. Enfim, o chicotinho de Max vai estralar pra escolher seu substituto no comando da FIA.

Segundo o inglês, Jean Todt é um dos candidatos ao cargo. Também falou que a Fota que se fota, eles não têm nenhum direito de reclamar sobre seu sucessor.

É isso aí. O Aprendiz Fórmula 1 está no ar. Quem será o campeão?

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A lista

Meio atrasado, mas com a lista na mão. Ou melhor, no computador.

Após os ânimos se acalmarem entre FIA e Fota e Max anunciar sua desistência da reeleição, a Federação divulgou a lista das 13 equipes que participarão da temporada do ano que vem da Fórmula 1. Nenhuma novidade.

Ferrari
Toro Rosso - motor a definir
Red Bull - motor a definir
Williams Toyota
Force India Mercedes
Campos Cosworth
Manos Cosworth
USF1 Cosworth
McLaren Mercedes
BMW Sauber
Renault
Toyota
Brawn GP - motor a definir

As três equipes ainda sem motor devem usar os mesmos desse ano. Ou não. Com preços mais atrativos, algumas delas podem partir para os Cosworth.

Dessa maneira, toda aquela história de que a F1 tinha acabado virou, literalmente, história. Mas a novela ganhou um novo capítulo. Afinal, resta saber quem será o novo presidente da FIA. Montezemolo vai tentar?

Finalmente

Após longos dias sem blogar e esperando uma definição da FIA e da Fota, nem acredito, saiu. Até que enfim. Essa embromação estava enchendo o saco.

Mosley anunciou que não se candidatará à reeleição. Ficou reunido com Ecclestone e Montezemolo para aparar todas as pontas entre FIA e Fota. Anunciou que a Federação entrou em acordo com a Associação. Haverá os cortes orçamentários, mas ainda não se sabe de quanto. Logo mais sai a lista com as equipes para 2010. Campos, Manor e USF1 já estão nela. Bem provável que as outras 10 sejam as mesmas deste ano.

No fim, todo mundo saiu ganhando. Max, que conseguiu reunir sobre uma única bandeira todas as equipes. E a Fota (Montezemolo, na verdade), não terá que aguentar mais o velho Mosley.

Mas seria interessante se o racha se confirmasse. Teríamos duas categorias competitivas e rivais. Ou seja, mais corridas para ver.

Já fuçaram aqui