sexta-feira, 13 de março de 2009

Planejamento

E é o brasileiro mais experiente. Isso mesmo. Barrichello fechou os testes em Montmeló com a primeira colocação e o único a fazer um tempo abaixo de 1m19s. E para ficar mais surpreendente, seu companheiro, o inglês Jenson Button terminou em segundo. Dobradinha da Brawn GP!

Incrível? Nem tanto. Basta relembrar a temporada de 2008. Na época a Honda estava com um carro prá lá de ruim. Quando souberam das novas regras para o ano de 2009 trataram de começar o planejamento do próximo carro. Ou seja, já estavam trabalhando no novo projeto antes de todas as outras equipes.

Claro que testes de pré-temporada, como já disse antes, não quer dizer muita coisa. Porém, ver os BGP 001 andando na frente de Ferrari, Renault, BMW, Toyota, enfim, de todas as outras equipes, é bastante satisfatório.

Não digo isso só porque tem um brasileiro sentado no cockpit. Mas é porque muitos estavam dizendo que a futura Honda não teria tempo, dinheiro e equipe para preparar um carro. E depois do anúncio da desistência da equipe nipônica, poucos acreditavam que ele iriam voltar. Ross Brawn calou a boca de todo mundo e Rubens da imprensa brasileira, principalmente.

Vai ser interessante ver a temporada deste ano. Mas isso é assunto para outro post.

quarta-feira, 11 de março de 2009

O retorno

Faz tempo que não colocava uma enquete no blog.

Pois bem, aí ao lado esquerdo tem uma novinha. Pensei em colocar uma sobre a McLaren indagando (que chique) seu péssimo desempenho. Porém, para que falar de quem está atrás.?Então, a pergunta é sobre a Brawn GP e sua surpreendente performance.

Vamos lá, faça valer sua cidadania e vote.

Sei que é pedir demais, mas se quiser pode comentar.

Até tu Alonso?

Pois é. Fernandito já está, digamos, consolado com a Renault. Após os treinos de hoje, o bicampeão (bi-campeão?) declarou que não acredita que sua equipe vá disputar as primeiras posições.

Mais que isso, destacou quatro equipes que, segundo ele, estão bem fortes: Ferrari, BMW, Toyota e, quem diria, Brawn GP.

Pois é, nem McLaren entrou na conta. Mas como diria o narrador global, "treino é treino, corrida é corrida" e não creio que a McLaren vá ficar atrás quando a temporada começar. Como também não creio que a Brawn GP vá disputar as primeiras posições.

Do que jeito tá, tá bom

Foi o que aconteceu com Button. Após bater o tempo de Felipe Massa em mais de um segundo, o inglês conseguiu terminar os treinos de hoje na primeira colocação.

Quem melhorou bastante foi Kubica. De sexto pulou para terceiro. O representante local não conseguiu melhorar seu tempo e, Fernandito, acabou em quinto.

Apesar das declarações de Ron Dennis de que a "McLaren não está perdida", Hamilton começou e terminou em último.

Mas falemos dos primeiros colocados. Ontem Raikkonen ficou em primeiro seguido por Barrichello. Hoje foi Button e Massa. Ferrari e Brawn GP / Brawn GP e Ferrari. Fico com uma dúvida na cabeça. A Brawn GP é rápida por que é mais fresquinha ou é fresquinha por que é mais rápida?

Deixo para os leitores pensarem.


Josep Lago/AFP

Tomou?

A sessão da tarde nem começou e Jeson Button detonou o tempo feito por Felipe Massa na parte da manhã.

O inglês da surpreendente Brawn GP fez 1m19s127, mais de um segundo na frente de Massa!

Timo Glock melhorou seu tempo e tomou a terceira colocação de Fernando Alonso.

Os treinos continuam. Vai ser difícil alguém tomar a primeira colocação de Button, mas sempre pode acontecer alguma coisa. E Hamilton continua em último.

Dobradinha

Mais uma vez, a dupla Ferrari e Brawn GP conseguiram outra dobradinha. Ontem foi Raikkonen e Barrichello. Hoje foi a vez de Massa e Button, pelo menos na parte da manhã.

Mesmo dando poucas voltas, 21 no total, Felipe Massa cravou 1m20s168. Fernando Alonso, o terceiro colocado, também conseguiu andar na casa dos 20 segundos.

E o calvário da McLaren continua. Lewis Hamilton é quem está atrás do volante nos treinos de hoje. O inglês só conseguiu o tempo de 1m21s657, dando a última posição ao campeão mundial. Será que teremos zebra na temporada 2009?

terça-feira, 10 de março de 2009

Conseguiu

A escuderia italiana conseguiu fechar um dia de treinos em primeiro. Com o tempo conseguido na parte da manhã, Kimi Raikkonen levou o bólido vermelho ao primeiro lugar.

Barrichello foi superado por Nakajima e terminou em terceiro.

A Toro Rosso mudou os planos e colocou seus dois Sébastien (Bourdais e Buemi) para correr. Porém, o suíço não conseguiu marcar tempo.

Dessa maneira, dos pilotos que conseguiram voltas rápidas, Kovalainen não conseguiu sair da penúltima colocação. A McLaren deve ter alguma carta na manga. Não é possível os prateados começarem o ano lá atrás.

Enfim. Amanhã os treinos voltam ao autódromo de Montmeló e o atual campeão, Lewis Hamilton, assume o volante. Vamos ver se o inglês consegue andar na frente.

E para aqueles que estão chiando que faltam imagens, aí vão duas. Direto dos treinos de hoje.


Até que enfim

Após vários sessões, a Ferrari conseguiu terminar na frente. Kimi Raikkonen fechou a parte da manhã em primeiro no circuito de Barcelona.

Quem diria, a Brawn GP está surpreendendo a todos. Barrichello terminou em segundo. Aliás, Kimi e o brasileiro foram os único a andarem na casa dos 1m20s.

Em terceiro ficou o italiano Jarno Trulli.

Enquanto isso a McLaren segue na rabeta dos treinos. De dez carros, Kovalainen fechou em sétimo.

Os pilotos voltam mais tarde para a segunda sessão. Vamos ver se Barrichello consegue manter o bom desempenho e se a Ferrari termina um dia de treino em primeira.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Será possível?

Quem ficou acordado durante a madrugada para acompanhar os treinos em Barcelona viu lances surpreendentes.

Com um motorhome mais simples que uma barraca de camping, sem restaurante, sem patrocínio, sem pintura na caranga, sem nada e mesmo assim Jeson Button fechou a parte da manhã na frente.

Porém, o mais importante é que ele fechou sem nenhum problema mecânico no carro que será guiado por Barrichello amanhã.

Com o tempo de 1m21s140, Button ficou mais de meio segundo na frente de Trulli, o segundo colocado. Nelsinho ficou em terceiro. Ferrari e McLaren, com Raikkonen e Kovalainen, ficaram com as últimas colocações.

Porém, na parte da tarde, Heidfeld ficou em primeiro, seguido de Raikkonen e Trulli. Logo mais teremos novas informações sobre a segunda parte do treino.

Já fuçaram aqui