sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sue me

Não. Sue me, não é o nome de uma mulher. A pegada é que o presidente da FOM, Bernie Ecclestone, disse que a Ferrari pode ser processada se continuar com a história de sair da Fórmula 1.

Entrevistado pelo The Times, Bernie disse que a equipe vermelha tem contrato legal com a categoria até 2012. "Nós sempre respeitamos nossos contratos, e os times que assinaram seus acordos conosco deveriam fazer o mesmo. Esperamos que a Ferrari faça isso: eles estão dizendo que vão deixar a F1, e nós dizemos que esperamos que eles respeitem o contrato conosco", afirmou.

Hoje, Ecclestone participa da reunião entre Fota e FIA para tentarem dar um final para o teto e as novas regras.

Lista de chamada

Hoje é o primeiro dia de inscrição para a próxima temporada da Fórmula 1. Logo de madrugada, as equipes Campos e USF1 mandaram seus formulários à federação.

As duas equipes, assim como as outras novatas, só estão nessa parada por causa do teto orçamentário. Entretanto, não é tão fácil como se pensa. Ou o nobre leitor acha que é só ter dinheiro, uma dúzia de engenheiros, dois pilotos e nada mais? A FIA analisa vários aspectos e um deles é se o novo time tem condições de se manter durante a temporada e se pode construir carros confiáveis.

Pelos lados da FOM, seu presidente Bernie Ecclestone acha que poucas equipes seguirão os passos de Campos e USF1. O inglês acredita que o prazo dado pela FIA não será cumprido.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Monegascas 3

Atendendo o pedido de um leitor (pode rir), aí vai a classificação da primeira e segunda sessão. Para saber mais dos pilotos na atual temporada, basta clicar em seus nomes.

Primeira sessão

Rubens Barrichello 1:17.189
Felipe Massa 1:17.499
Lewis Hamilton 1:17.578
Heikki Kovalainen 1:17.686
Kimi Räikkönen 1:17.839
Kazuki Nakajima 1:18.000
Nico Rosberg 1:18.024
Jenson Button 1:18.080
Fernando Alonso 1:18.283
Mark Webber 1:18.348
Sebastien Buemi 1:18.695
Nelsinho Piquet 1:19.204
Sebastian Vettel 1:19.233
Sebastien Bourdais 1:19.255
Giancarlo Fisichella 1:19.534
Robert Kubica 1:19.560
Nick Heidfeld 1:19.579
Adrian Sutil 1:19.600
Timo Glock 1:19.698
Jarno Trulli 1:19.831

Segunda sessão

Nico Rosberg 1:15.243
Lewis Hamilton 1:15.445
Rubens Barrichello 1:15.590
Jenson Button 1:15.774
Felipe Massa 1:15.832
Sebastian Vettel 1:15.847
Heikki Kovalainen 1:15.984
Kimi Räikkönen 1:15.985
Kazuki Nakajima 1:16.260
Nelsinho Piquet 1:16.286
Fernando Alonso 1:16.552
Mark Webber 1:16.579
Adrian Sutil 1:16.675
Jarno Trulli 1:16.915
Sebastien Buemi 1:16.983
Sebastien Bourdais 1:17.052
Nick Heidfeld 1:17.109
Timo Glock 1:17.207
Giancarlo Fisichella 1:17.504
Robert Kubica Sem tempo

Monegascas 2

Mônaco. Ah, Mônaco. Um dia ei de conhecer o Principado. Enquanto isso não acontece, resta observar sua marina, seus iates e sua belas casas pela televisão. E acompanhar a F1 pela telinha.

Em Mônaco todos os parâmetros, previsões, favoritos, difusores, KERS etc e tal, vão para o saco. Nas estreitas ruas de Monte Carlo, o que vale é o braço do piloto. E os treino livres mostraram isso. Claro que um carro azeitado ajuda. Mas é só ver que Hamilton, Massa e Raikkonen conseguiram terminar na frente.

Barrica e Button estavam lá. Também são ótimos pilotos, mas têm o melhor carro até agora. Alonso só não conseguiu coisa melhor porque foi atrapalhado.

Agora é ver o que acontece no sábado. Brawn não é favorita nesta pista. Alias, ninguém é. Vai ganhar aquele piloto que tive a melhor estratégia, conseguir uma boa posição de largada e, claro, não cometer erros. Em Mônaco não tem aquela história de cometer menos erros. Aqui, ou melhor, lá, qualquer erro custa a corrida.

Por essas e outras, a corrida deste final de semana pode ter um novo vencedor. Hamilton, Massa, Barrica, Button, Vettel, Alonso, todos esses e mais alguns são favoritos. A única coisa chata em Mônaco é que após as voltas iniciais, se ninguém errar, a corrida fica um porre.

Monegascas 1

Primeiro treino livre foi ótimo para os brazucas. Fazia tempo que isso não acontecia. Barrichello em primeiro seguido de Massa. Na segunda fila, pasmem, as duas McLaren com Hamilton e Kova. Em quinto Raikkonen.

Pois é, o primeiro treino foi estranho. Alías, em Mônaco, como diria aquele guri que vivia no Mundo da Lua, tudo pode acontecer. Ainda mais na primeira sessão.

Já na segunda, Nico "leão-de-treino-livre" Rosberg, mostrou suas garras novamente. Faltando cerca de sete minutos para o final, o piloto da Williams desbancou Barrichello e lhe tomou a primeira colocação. Hamilton, sempre entre os primeiros fez o mesmo. Deixando o brasileiro em terceiro. Parecia que a McLaren ia terminar na frente. Aí Rosberg surgiu e detonou o tempo do inglês. Ele foi tão bem, que a diferença para o quarto colocado, Button, foi de mais de meio segundo.

Massa andou bem na segunda parte e fechou em quinto. Vettel, Kova e Raikkonen fecharam os oito primeiros.

Fernando "quero-correr-na-Ferrari" Alonso teve sua última volta atrapalhada e ficou em 11º. Uma posição atrás de Piquet. Isso mesmo, o filho do tricampeão conseguiu deixar seu Twingo entre os dez primeiros. Vamos ver se faz a mesma coisa no sábado.

Depois tudo normal. Quer dizer, menos para a Toyota. A equipe nipônico apareceu muito forte no início da temporada. E desde Barcelona essa força caiu. Hoje, Trulli ficou em 14º e Glock em 18º.

Calma que tem mais.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Samba do crioulo doido

Dizem essa frase quando todo mundo faz ou fala o que quer. E a Fórmula 1, hoje, virou um samba do crioulo doido.

Alonso revelou que se as grandes equipes saírem da categoria ele vai junto. Estranho? Não. O asturiano quer pilotar na Ferrari e se ela for embora ele fica sem equipe. "Para mim, é estranho que ninguém pense em quanto estão prejudicando o esporte e quanto dano o esporte tem sofrido nos últimos dois meses. Não consigo entender a F1 ter três ou quatro novas equipes e perder sete grandes montadoras. Aliás, não perderia apenas as montadoras, mas também os dez melhores pilotos do mundo. A F1 deixaria de ser interessante", disse.

Coincidência ou não, o fato é que a Ferrari disse que realmente vai deixar a categoria caso as coisas continuem como estão. Não sabem ainda se vão apelar novamente.

Em nota disse que "A Ferrari não procederá à inscrição de seus carros em uma competição que varia, com o cenário atualmente em vigor, além de prejudicar as características que fizeram da F1 a máxima expressão do automobilismo e a razão que nos levou a participar ininterruptamente desde 1950".

"Diante disso, a equipe continuará competindo em corridas que estejam de acordo com a marca e adequadas ao nível de inovação e progresso tecnológico", finalizou a nota.

Enquanto se discute o futuro da categoria, Kimi Raikkonen, que estava sendo cotado para deixar a equipe no final do ano, disse que pretende ficar na Ferrari, mesmo se for em outra categoria. "Trabalho para a Ferrari, e somos uma grande família. Este é o meu trabalho e é o lugar onde quero correr. Seja o que forem fazer, eu continuarei com eles. Como família, fazemos as coisas juntos", disse o finlandês.

Pois é. Tá todo mundo louco. Quem deve estar cascando o bico é Max Mosley. Se McLaren, Brawn, Williams, Force India e as novas equipes confirmarem sua participação, acontece o que ele queria, o racha entre os times. Dessa maneira o velhote segue firme e forte no comando da FIA.

Monegascas

Amanhã começa. Não sei porque, procurarei saber, mas sexta-feira ninguém corre em Monte Carlo. Por isso os treinos livres são durante a quinta-feira. Porém, antes de conferir os horário, uma voltinha no estreito circuito de Mônaco.



Quinta-feira 21/05
05h00 - Treino livre
09h00 - Treino livre

Sábado 22/05
06h00 - Treino livre
09h00 - Classificação

Domingo 23/05
09h00 - Largada

Lembrando que os treinos serão transmitidos pela Sportv e a classificação e corrida pela Globo. Vale dizer que a GP2 também disputa em Mônaco. A primeira corrida acontece na sexta, às 6h15 e a segunda no sábado às 11h00, ambas com transmissão do Sportv.

Mais quatro

Segundo a revista Autosport, quatro novos times confirmaram interesse em ingressar na categoria.

Olha o nome das crianças: Epsilon Euskadi, RML, Campos e um time do ex-chefe da Simtek. Além desses, Lola, USF1, Formtech e iSport já haviam se manifestado.

Todos desejam entrar para a F1 devido ao teto proposto Max e lavrado no tribunal após a Ferrari perder a briga.

Agora resta saber quais desses times terão a chance de disputar a categoria.

Agora eu quero ver

A apelação da Ferrari não deu certo. O juiz do caso disse que a Scuderia não tinha motivos válidos para pedir a retirada do teto orçamentário (40 milhões de libras) bem como as novas regras para o ano que vem. E sua defesa, a FIA alegou que novos times mostraram interesse em participar da F1 em 2010.

Na semana passada Luca de Montezemolo disse que a Ferrari sairia da categoria caso o teto fosse mantido. Se juntaram à Ferrari, Reb Bull, Toro Rosso, Renault e, um pouco em cima do muro, BMW.

Agora eu quero ver se os vermelhos são italianos cabra-machos ou só fogo de palha. Se continuarem na categoria vão aumentar a força de Max. Como dizia o sábio: se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

O desfecho vai ser sensacional.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Na contagem

Novidade no blog.

Não é uma puta de uma novidade, mas eu gostei do jeito que ficou. Um contador com o tempo restante para os próximos GPs. Assim, os poucos, porém, fiéis leitores do blog, saberão quanto tempo falta para a próxima corrida.

Para amanhã

Após ouvir os argumentos dos advogados da Ferrari e também os representantes da FIA, o tribunal francês que está com o caso, dará seu parecer amanhã.

Tem que ser rápido. Se ficarem enrolando mais um pouco, a data limite vai passar e, do jeito que está Max, ou não correm ou pagam uma multa altíssima.

A Ferrari está fazendo isso para tentar tirar um pouco da força do velho Max. Porém, o sadômaso parece que quer ir até o fim nessa queda de braço. E do jeito que as coisas andam, é ele quem vai sair vencedor e terá ainda mais força na categoria. Quem se ferra é a GPDA e, principalmente a Ferrari.

Terça-cheia

Além da audiência de processo da Ferrari contra as regras de 2010, que já está rolando, a terça-feira está movimentada no circo da F-1.

Segundo a imprensa europeia, o fim da novela deverá ser conhecido após o final de semana em Mônaco. Isso se a Ferrari não ganhar. Se levar a ação, com certeza a FIA deverá recorrer, dando mais fôlego para a patacoada.

Em outras notícias, Vettel, terceiro colocado no mundial disse que a Red Bull estreará o difusor em Mônaco. Porém, o circuito não é o ideal para parâmetros e o tedesco sabe disso.

Os mais animados são Massa e Barrichello. O piloto da Ferrari, apesar de estar 38 pontos atrás do líder, acredita que o GP deste final de semana será a recuperação da equipe e diz até em pódio. "Realmente acho que Monte Carlo pode ser o ponto de revolução da nossa temporada. Temos novas coisas no nosso pacote aerodinâmico. Viemos de um início de temporada que não esperávamos. Entretanto, melhoramos muito e especialmente na última corrida, nós vimos alguns passos à frente. Por todas essas razões, acredito no primeiro pódio da temporada e também na nossa recuperação", disse.
Já Rubinho está contente por disputar sua 17ª corrida no circuito monegasco. "Pilotar um F1 em Mônaco é um desafio fantástico. Será meu 17º GP, mas o final de semana não perdeu nada do seu apelo, e sempre vai ser uma das minhas corridas preferidas. A experiência conta, e será um momento fascinante com essa disputa tão próxima da ponta", confirmou.

Briatore continua dizendo para quem quiser ouvir que Button e Brawn estão imbatíveis e que vão levar os títulos. O cabra falar de sua equipe e enaltecer seus pilotos. Assim até o mais otimista fica sem razões para correr.

Ainda dentro da Renault, Fernandito está dando todas as dicas de que quer (ou vai) correr pela Ferrari o mais rápido possível. Em um evento de seu patrocinador Alonso disse que gosta "de ter a melhor equipe possível e o melhor carro possível, para ganhar corridas. Isso é o que me faz feliz. A Ferrari provou ser uma das melhores na última década e ganhou sete Mundiais. É uma equipe que lhe dá garantias de lutar pelo Mundial".

Para finalizar as principais notícias de hoje, Max Mosley diz ter um solução para todo o impasse com as equipes que não querem aceitar as novas regras. "Se não tivermos inscrições suficientes para completar o grid, o que provavelmente não teremos, as equipes sabem que ainda poderão entrar mais tarde. Mas há apenas um perigo nisso: a falta de vagas", disse à BBC Sports. "O que pode acontecer é que os times grandes que estiverem fora quando a música parar, provavelmente tenham de comprar os menores ou algo assim. Por isso, acho que esses times devem pensar bem nisso", finalizou.

Já fuçaram aqui