sábado, 18 de abril de 2009

Xing-Ling???

Um comentário.
Esse Grid foi:

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Xing-Ling 3

Vamos aos pitacos da GP da China.

Está muito claro que a tchurminha do difusor está fazendo a festa. Mas como toda festa, esta também tem penetra. E é a Red Bull. Simplesmente os oito primeiros da segunda sessão são os donos do pedaço.

Brawn, Williams, Toyota e Red Bull. Esses são os quatro carros que estão voando, pelo menos nos treinos. Em corrida sobraram até agora apenas dois: Brawn e Toyota.

Na Williams Rosberg já está sendo conhecido como leão de treino livre. Sempre consegue boas posições, mas na hora do pega prá capar, não aguenta o tranco. Pelo menos consegue finalizar as provas, coisa que seu companheiro não faz. Nakajima é muito inconstante nas corridas e, convenhamos, é um piloto abaixo da média.

As Red Bull tem um sério problema, azar. Webber, vá lá, é um bom piloto, sempre se classifica bem. Mas é afoito e cedo ou tarde acaba se envolvendo em algum acidente. Vettel não é muito diferente. Na classificação não é melhor que seu companheiro, mas na corrida é rápido e audaz. E tanta vontade de ganhar acaba prejudicando o jovem tedesco. Exemplo disso foi a primeira prova do ano onde, ao tentar defender a segunda colocação, acabou fora da prova junto com Kubica.

Na equipe nipônica, os méritos são divididos entre Trulli e Glock. Apesar do italiano sempre largar na frente do alemão, o segundo da equipe está mandando muito bem nas provas. Tanto que na Austrália ficou uma posição atrás de Trulli e na Malásia chegou em terceiro. E isso deixa a equipe na segunda posição no mundial de construtores.

E a Brawn está reinando absoluta. Button vai, aos poucos, ganhando a posição de primeiro piloto e favorito aos título de 2009. A temporada é longa, claro, mas do jeito que está andando vai ser difícil segurar o inglês. Já Rubens, apesar de ser o segundo na tebela de pontos, precisa de uma recuperação. De preferência no GP deste final de semana. Barrica tem que fazer uma classificação perfeita e uma corrida segura. O segundo quesito ele consegue, já o primeiro, não sei não. Do jeito que a F1 é, se Button levar mais uma na China, Barrichello terá que amargar mais um ano (quem sabe o último) como segundo piloto. É a vida.

Ficamos assim até agora:

Williams - ótima em treinos livres, regular na classificação e muito irregular em provas
Red Bull - Se colocarem um difusor nessa maravilha assinada por Adrian Newey, Vettel e Webber vão voar mais alto que o super-homem.
Toyota - Precisam buscar os segundos que a Brawn está colocando.
Brawn - Tudo muito bom. Para Button mais ainda.

Xing-Ling 2

Achava que o difusor "maleacabado" da Mclaren tinha surtido (bonita palavra, surtido) efeito. Pensei que Hamilton tinha voltado para a disputa. Então começou a segunda sessão e tudo voltou ao normal.

Button, mais uma vez, ganhou a disputa interna e fechou em primeiro. Rosberg ficou em segundo, apenas 0.025 atrás do inglês. Barrichello foi o primeiro a conseguir andar na casa de 1m35 alto. Mas Jenson e Nico superaram seu tempo. Aliás, os três foram os únicos na casa dos 35 segundos.

Mark Webber, Sebastian Vettel, Jarno Trulli, Kazuki Nakajima e Timo Glock fecharam os oito primeiros.

Hamilton e seu primeiro tempo da sessão matinal foi relegado à 13ª colocação. Ou seja, seu lugar de origem nos treinos livres desta temporada. Porém, Kovalainen, sempre mais apático que um bicho preguiça, conseguiu uma ótima nona posição.

Outro segundo piloto que levou a melhor na disputa interna foi Piquet. Por incrível que pareça Nelsinho terminou na frente de Fernandinho, 16º para o brasileiro e 19º (penúltimo) para o espanhol.

E as Ferrari continuam aprontando das suas. Massa fechou na 12ª posição e Kimi em 14º. Pior mesmo só as BMW. Kubica ficou em 17º com Heidfel logo atrás.

Quem surpreendeu foram Bourdais e Sutil. O francês da Toro Rosso terminou em 10º e o tedesco da fraquinha Force India, levou o bólido para a 11ª colocação. O coração da FI é muito bom, o problema é a carcaça, o corpo, que não ajudam. Uma pena.

Então, ficaram assim os oito primeiros colocados:

Jenson Button 1:35.679
Nico Rosberg 1:35.704
Rubens Barrichello 1:35.881
Mark Webber 1:36.105
Sebastian Vettel 1:36.167
Jarno Trulli 1:36.217
Kazuki Nakajima 1:36.377
Timo Glock 1:36.548

Mais tarde eu volto.

Xing-Ling 1

Vamos ao que interessa. Treinos livres em Xangai.

Na primeira sessão Hamilton voltou a aparecer na ponta. A McLaren apresentou um difusor "malefeito". Na verdade era "maleacabado". Lito, comentarista da Sportv, dizia que era um semi-difusor. Mesmo sendo metade do original parece que funcionou. Assim que a primeira sessão terminou acreditei que a gambiarra da McLaren tinha dado certo.

O atual campeão terminou na frente. Button e Barrichello vieram logo atrás. Kovalainen, quem diria, ficou em quarto. Webber, Trulli, Rosberg e Glock fecharam os oitro primeiros.

Alonso mostrou que ainda é o melhor piloto em atividade. Mesmo com uma caranguinha meia-boca conseguiu a nona colocação. Já seu companheiro ficou com a última! Desse jeito Piquetzinho não vai durar muito na Renault.

Ferrari, Ferrari, Ferrari. Sem sacanagem, está engraçado ver os vermelhos. Só fazem patacoadas. Se bem que na China, ainda não fizeram nenhuma cagada. Raikkonen ficou em 11º e Massa em 15º.

E a BMW? Pergunta o atento leitor. Realmente, faz tempo que não falo deles. Ano passado foi a terceira força da F1. Este ano brigam para passar pelo Q1. Na primeira sessão não foi diferente. Heidfeld ficou em 16º e Kubica em 18º, atrás das duas Force India.

Lewis Hamilton 1:37.334
Jenson Button 1:37.450
Rubens Barrichello 1:37.566
Heikki Kovalainen 1:37.672
Mark Webber 1:37.752
Jarno Trulli 1:37.764
Nico Rosberg 1:37.860
Timo Glock 1:37.894

Um momento, por favor

Já se passaram algumas horas dos treinos livres lá na China e ainda não falei nada sobre eles. É que deu probleminha com a internet aqui de casa e só agora as coisas foram resolvidas.

Assim como Austrália e Malásia, não consegui ver a segunda sessão. Por isso peço um momento para eu me atualizar das coisas e poder dar os famosos pitaquinhos.

Mas vou ter o que escrever. Hamilton terminou a primeira em primeiro e a segundo lá atrás. Ferraris estão péssimas e Nelsinho, apesar de ter ficado em último na primeira sessão, conseguiu terminar na frente de Fernandito na segunda.

Ah! E ainda tem o tal do difusor "malefeito". Só que dessa vez é na McLaren.

Aguardem que vem coisa boa por aí. Mais tarde eu volto.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Começou a farra

Peguei a imagem no blog do Capelli. É o flagrante da Ferrari com um difusor bem "malefeito", como diria um amigo meu. Coisa feia, sô.

Parece que os engenheiros chegaram para os mecânicos e falaram: "Tá aí a tal peça. Agora dá um jeito de colocar no carro". E os mecânicos pegaram cola e fita adesiva e deram um jeito. Até meu sobrinho de 2 anos faz melhor em suas aulas de artes.

Pode ser feio, estranho, ridículo. Mas se der os segundos que a Ferrari procura...

Nem aí

Alheio a todas as discussões que rondam a temporada de F1, Jenson Button, líder do mundial, só pensa nas corridas.

Após as duas vitórias, o inglês declarou que já está acostumado. Porém, prevenido que é, sempre pensa no futuro. "É um tanto estranho o quanto você pode se acostumar a estar na ponta após duas temporadas tão ruins. Ficar no pódio não é mais 'Meu Deus, é a mais incrível experiência do mundo', é mais um caso de 'Ok, fizemos o que pudemos. Vamos ao próximo GP", declarou.

Segundo Button, a meta não é ganhar todas as corrias, mas sim manter uma constância na temporada toda. "Se eu não vencer neste final de semana, será uma pequena decepção, mas você deve sempre se lembrar que está em um campeonato de 17 corridas", explicou.

As vezes esses pilotos me lembram torcedores de futebol. Enquanto seu time está vencendo tá tudo muito bom, tá tudo muito bem. Mas basta um tropeço para soltar o verbo. Quero ver o Button vai falar se chegar ao final da temporada sem chances de disputar o título. Ah, mas eu quero.

Dois lados

Após a confirmação de que os difusores de Brawn, Toyota e Williams são legais, a Fórmula 1 se dividiu. Uns acreditam que já não tem mais chances de disputar vitórias e outros confiam em seus equipamentos e vão lutar para disputar o título.

Alonso foi o primeiro. Disse que a Brawn é favorita e que vai ganhar todos os GPs. A McLaren diz que vai trabalhar, mas não mostra ânimo para a construção do novo difusor ou coisa que o valha.

Massa é o mais confiante. Declarou que a Ferrari está atrás das rivais (Brawn, Toyota e Williams), mas que vão trabalhar duro para melhorar o carro e brigar por vitórias e, claro, o título.

Mas em uma coisa todos eles concordam: A FIA fez estupidez com a história dos difusores.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Acabou

A Corte de Apelações da FIA confirmou hoje que o uso dos difusores duplos estão liberados. A decisão era mais do que esperada, já que a entidade havia dito em outras ocasiões que o equipamento usado por Williams, Toyota e Brawn estava dentro do regulamento.

A Federação soltou a seguinte nota: "Baseado nos argumentos ouvidos e nas evidências obtidas antes disso, a Corte concluiu que os comissários estavam certos ao indicar que os carros em questão seguem as regras".

Agora as outras escuderias vão correr atrás do prejuízo e fabricar seus próprios difusores. Renault, inclusive, diz que já irá com um protótipo para o GP da China neste final de semana. Porém, a versão final do equipamento deverá ficar pronta somente no GP de Barcelona que dá início aos circuitos europeus.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Xing-Ling

Após um tempo longe dos holofotes, a Fórmula 1 arma seu circo no circuito de Xangai, na China, no próximo final de semana.

Como sempre fazemos, aí vai uma voltinha pelo circuito.



E aproveitando o post, aí vão os horários do GP.

Quinta-feira 16/04
23h00 - treino livre

Sexta-feira 17/04
03h00 - treino livre

Sábado 18/04
00h00 treino livre
03h00 Qualificação

Domingo 19/04
04h00 Largada

Lembrando que os horários são os oficiais da capital deste nosso país. E também que todos os treinos terão transmissão do SporTV e que qualificação e corrida só no Plim-Plim.

GP da França

Amanhã a FIA se reúne para dar seu parecer sobre os difusores.

Com a exclusão do GP frances do calendário, esse econtro está sendo considerado o Grande Prêmio da França, tamanha sua importância para a continuação do mundial.

Amanhã, então, saberemos se Toyota, Williams e Brawn continuam andando na frente.

Já fuçaram aqui