sexta-feira, 17 de abril de 2009

Xing-Ling 3

Vamos aos pitacos da GP da China.

Está muito claro que a tchurminha do difusor está fazendo a festa. Mas como toda festa, esta também tem penetra. E é a Red Bull. Simplesmente os oito primeiros da segunda sessão são os donos do pedaço.

Brawn, Williams, Toyota e Red Bull. Esses são os quatro carros que estão voando, pelo menos nos treinos. Em corrida sobraram até agora apenas dois: Brawn e Toyota.

Na Williams Rosberg já está sendo conhecido como leão de treino livre. Sempre consegue boas posições, mas na hora do pega prá capar, não aguenta o tranco. Pelo menos consegue finalizar as provas, coisa que seu companheiro não faz. Nakajima é muito inconstante nas corridas e, convenhamos, é um piloto abaixo da média.

As Red Bull tem um sério problema, azar. Webber, vá lá, é um bom piloto, sempre se classifica bem. Mas é afoito e cedo ou tarde acaba se envolvendo em algum acidente. Vettel não é muito diferente. Na classificação não é melhor que seu companheiro, mas na corrida é rápido e audaz. E tanta vontade de ganhar acaba prejudicando o jovem tedesco. Exemplo disso foi a primeira prova do ano onde, ao tentar defender a segunda colocação, acabou fora da prova junto com Kubica.

Na equipe nipônica, os méritos são divididos entre Trulli e Glock. Apesar do italiano sempre largar na frente do alemão, o segundo da equipe está mandando muito bem nas provas. Tanto que na Austrália ficou uma posição atrás de Trulli e na Malásia chegou em terceiro. E isso deixa a equipe na segunda posição no mundial de construtores.

E a Brawn está reinando absoluta. Button vai, aos poucos, ganhando a posição de primeiro piloto e favorito aos título de 2009. A temporada é longa, claro, mas do jeito que está andando vai ser difícil segurar o inglês. Já Rubens, apesar de ser o segundo na tebela de pontos, precisa de uma recuperação. De preferência no GP deste final de semana. Barrica tem que fazer uma classificação perfeita e uma corrida segura. O segundo quesito ele consegue, já o primeiro, não sei não. Do jeito que a F1 é, se Button levar mais uma na China, Barrichello terá que amargar mais um ano (quem sabe o último) como segundo piloto. É a vida.

Ficamos assim até agora:

Williams - ótima em treinos livres, regular na classificação e muito irregular em provas
Red Bull - Se colocarem um difusor nessa maravilha assinada por Adrian Newey, Vettel e Webber vão voar mais alto que o super-homem.
Toyota - Precisam buscar os segundos que a Brawn está colocando.
Brawn - Tudo muito bom. Para Button mais ainda.

2 comentários:

Anônimo disse...

só fala de corrida meu, não tem mais nada para falar é.

Doan Bregantino disse...

Pois é. É só olhar a descrição do blog. E é o assunto que eu entendo.

Já fuçaram aqui