sexta-feira, 15 de maio de 2009

Em cima do lance

Após a reunião que não mudou nada, a Ferrari apresenta no próximo dia 19 sua apelação na justiça da França contra o teto orçamentário proposto pela FIA.

"Temos de registrar nossa inscrição no campeonato entre 22 e 29 de maio, e isso significa aceitar as novas regras, mas esse regulamento não está em conformidade com os compromissos assumidos pela Ferrari. Por isso, não tivemos escolha", afirmou o advogado da equipe.

São apenas dez dias até o final das inscrições. Pelo andar da carruagem a Ferrari terá que se adaptar às novas regras. Se cumprisse o que tinha falado, já teria declarado sua saída da Fórmula 1.

Enquanto isso, Max ironiza a situação da Ferrari. "Veja, se eles não competirem no ano que vem, então poderemos entender que alguns deles irão parar mesmo ou fazer uma outra coisa. Talvez disputar Le Mans, com um motor a diesel, ou correr em Indianápolis, com um motor Honda. Tudo é possível".

A pressão não deu certo

Parecia que tudo ia acabar hoje. Mas a reunião entre FIA e Fota não agradou as equipes rebeladas. Max Mosley não arredou o pé e manteve o teto orçamentário. "Foi um encontro amigável, mas as equipes ainda terão de nos mostrar algo melhor que o teto orçamentário", disse o presidente da entidade máxima do automobilismo.

Indignada com a decisão, a Ferrari já se pronunciou dizendo que vai à Justiça para barrar a ideia proposta por Max. Perguntado sobre a pressão de algumas equipes em deixar a categoria Mosley disse que "A situação é exatamente essa". Ou seja, parece que o senhor não está ligando para a ameaça.

Bernie Ecclestone, presidente da FOM tentou amenizar dizendo que "regras serão feitas para garantir que todos os participantes comecem no mesmo pé".

Além disso, foi discutido sobre o novo Pacto da Concórdia. Max Mosley afirmou que nenhum tipo de acordo foi acertado entre Fota e FOM.

Com o prazo das inscrições chegando, Max não pretende adiar a data. Dessa maneira a politicagem dentro da F-1 será mais acirrada do que nunca. Acredito que no final, mesmo com o teto orçamentário, nenhuma das equipes rebeladas vá sair do mundial.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Quer correr em Interlagos?

Essa veio diretamente do Blig do Gomes.

Para aqueles que sempre sonharam em pilotar seu humilde carro no autódromo de Interlagos, a chance chegou.

Para tanto, basta ter um capacete, um carro devidamente vistoriado e a CNH válida. O preço, por incrível que pareça, é barato para uma brincadeira dessas. Vá ao site do Torneio Interlagos de Regularidade para saber mais.

Tá dando uma vontade danada de fazer isso.

A pressão deu certo

Max Mosley, que não é bobo, resolveu ouvir a Fota. Após Ferrari, Renault, Red Bull e Toro Rosso se unirem contra o novo regulamento para o ano que vem, o presidente da FIA irá se reunir com a Associação das Equipes da F1 para discutir o teto orçamentário, amanhã, em Londres.

As equipes rebeladas têm apenas duas semanas para resolver o impasse, já que as inscrições para a temporada de 2010 começam dia 20 e terminam no dia 29 deste mês.

Segundo Bernie Ecclestone, a pendenga só será encerrada quando a Ferrari aceitar as mudanças. "A chave para a F1 é a Ferrari. Eles são nossos parceiros, e estão correndo há 60 anos. São eles que devemos levar em consideração. No momento, todo mundo está defendendo seu direito, mas no momento em que resolvermos as coisas com eles, tudo vai terminar bem", disse o presidente da FOM.

Outro que resolveu falar foi Piero Ferrari, filho de Enzo. "Eu realmente creio que, se você olhar para o passado da Ferrari, a imagem que temos hoje nasceu de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, bem como em outras categorias e corridas. Não podemos esquecer nossas origens, e a paixão do meu pai segue viva na empresa. Mas nós queremos regras claras e que sejam justas a todos". E finalizou dizendo que a Ferrari não está blefando.

Realmente, essa história de ter dois regulamentos diferentes para a mesma categoria é um tanto quanto insano. Mas amanhã tudo estará resolvido. Creio que a FIA deva aumentar o valor do teto para satisfazer a Ferrari, única equipe que está desde o início disputando a Fórmula 1.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A F-1 em 2010

Hoje muita coisa rolou nos bastidores da Fórmula 1.

Primeiro foi a Renault que se juntou às equipes que pretendem deixar a categoria caso o teto orçamentário continue valendo para o ano que vem. Agora fazem parte dos "rebeldes" Ferrari, Toyota, Red Bull / Toro Rosso e Renault.

A equipe de Maranello já foi mais longe. Luca de Montezemolo, chefe da Scuderia, disse que recebeu o apoio dos fãs em mensagens no site oficial dizendo que vão seguir a Ferrari onde ela for.

Já a McLaren não pretende, ainda, se juntar aos "rebeldes". Norbert Haug, vice-presidente da empresa, acredita em um acordo. "Todas as equipes concordam que não pode haver uma F1 com duas regras diferentes. Mas queremos alcançar uma solução comum, e acho que conseguiremos isso", disse o alemão.

Com toda essas história rolando, Max já percebeu que pode ter problemas. Tanto que sua assessoria divulgou uma nota dizendo que o presidente da FIA irá se reunir com a Fota (Associação das equipes da Fórmula 1) ainda esta semana.

E a novela continua. Mais uma. Mas dessa vez pode não ter um final feliz. Pelo menos, não para todos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Fora em 2010

Após a reunião dos executivos da Ferrari, o chefe Luca di Montezemolo disse que a equipe não inscreverá seus carros para a temporada de 2010 se o teto orçamentário proposto pela FIA continuar valendo.

A entidade máxima do autobilismo estabeleceu o valor em torno de R$ 129 milhões. As equipes que aderirem teriam regalias. As que não, teriam restrições.

"Essas decisões devem criar - pela primeira vez na história - um campeonato com um padrão duplo de regulamento, baseado sobre regras técnicas e parâmetros econômicos arbitrários. Nosso conselho de administração acredita que, se esse será o quadro normativo do futuro da categoria, acabariam as razões que motivaram a presença da Ferrari no Mundial durante 60 edições", disse o comunicado.

Dessa maneira, a Ferrari engrossa o coro das equipes que ameaçam deixar o mundial de 2010. Agora, além da Scuderia, Toyota e Red Bull (também a Toro Rosso) são contra as regras.

Eu acho que não

Logo mais sai o resultado da reunião interna da Ferrari. A turma da Maranello se encontrou para discutir a performance da equipe neste ano e rever seus planos para o ano que vem. Segundo o periódico italiano La Gazzetta dello Sport, a Ferrari pode sim deixar a Fórmula 1 no ano que vem.

Tudo porque Luca di Montezemolo não concordou com o teto orçamentário aprovado pela FIA para 2010.

Eu acho que é papo. Assim como é papo que Rubens deixa a Brawn se ele for segundo piloto. E vocês?

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vai dar rolo

Barrichello ficou injuriado pela mudança de estratégia de Button logo no início da corrida. Segundo o piloto da Brawn seu companheiro teria que ter avisado sobre as duas paradas já que ficou combinado em reunião que os dois fariam três pit sotps.

Tem que avisar? "Engenheiro. Avisa para meu companheiro que vou mudar de estratégia porque no plano A não vou conseguir ganhar corrida. Veja se ele aprova". É assim, agora?

Barrica também disse que Button copiou todo seu set-up porque o dele estava fraco. Após a corrida o brasileiro disse que foi falar com seu chefe "exatamente o que eu queria falar, que era: se ele fez alguma coisa para que o Jenson vencesse a corrida, eu pendurava minhas chuteiras e ia para casa". "'Não preciso disso, sou melhor que isso', foi o que eu falei para ele. E a resposta dele foi bem clara: ele ganhou por coincidência".

O pessoal que acompanha o blog sabe que sempre torci pelo Barrichello, mas essa choradeira já é demais. Se a Brawn favoreceu Button é porque, simplesmente, ele tinha 3 vitórias contra nenhuma de Barrichello. E agora com 4 x 0 o favorecimento ficará mais evidente.

Será que Rubens vai abrir uma vaga na Brawn?

Toreada 3

Só prestou a largada. Barrichello e Massa saíram muito bem. O piloto da Brawn pulou para primeiro e o da Ferrari para terceiro. Barrica começou a abrir vantagem. Tava com pinta de que ia levar. Mas Button mudou de estratégia, fez duas paradas (contra as três do brasileiro) e conseguiu sua quarta vitória em cinco corridas. Já Felipe teve aturar as trapalhadas de sua equipe. Engenheiros e mecânicos esqueceram que um carro de F1 bebe mais que qualquer outro veículo e colocaram pouca gasolina. Ou seja, Massa foi obrigado a tirar o pé para não ter pane seca. Nessa, perdeu algumas posições. Mas pelo menos conseguiu pontuar.

- A Brawn já deu como certa a posição dentro de sua equipe. Em Barcelona só ficou mais óbvio. Barrica terá que amargar mais uma temporada como segundo piloto.

- Massa conseguiu seus primeiros pontos. Porém, segundo o próprio, está na hora de esquecer 2009 e pensar em 2010.

- As Red Bull se fixam cada vez mais como a segunda equipe. Webber em terceiro e Vettel em quarto.

- Alonso e Heidfeld conseguiram chegar aos pontos. O espanhol, motivado pela torcida, não fez grande coisa, mas levou sua Renault a um ótimo quinto posto. Já o alemão da BMW mostrou reação e chegou em sexto.

- Rosberguinho, coitado, sempre em primeiro na sexta, mas na corrida não faz nada. Pelo menos marcou um ponto. Diferente de seu companheiro que chegou em penúltimo.

- McLaren, Force India, Toyota, Toro Rosso, Raikkonen e Piquet, ficaram na mesma. A disputa por vitórias, parece que vai ficar mesmo entre Brawn (Button) e Red Bull.

Já fuçaram aqui