sexta-feira, 3 de abril de 2009

Malasienses 5

Como diria a música de Gabriel, o Pensador: "Ih, choveu. Pronto, tudo alagado. Uns vão nadando, outros morrendo afogado".

Pois é, o GP da Malásia bem que pode ter essa trilha sonora . Segundo o site Weather Channel, as chances de precipitação em Sepang são de 60% durante todo o dia de amanhã e domingo. E se chover, vai ter piloto "morrendo afogado".

Malasienses 4

Tudo pode acontecer no GP da Malásia, ainda mais se chover. Mas muita coisa já está rolando mesmo antes da primeira curva.

Vettel, culpado pelo acidente entre ele e Kubica na Austrália vai perder 10 posições no grid. É uma pena. O tedesco tem um ótimo carro e está pilotando muito. Terá que fazer uma corrida de recuperação.

Barrichello também vai perder posições, cinco no caso, pela troca da caixa de câmbio. Segundo o brasileiro ele vai tentar pegar a pole para largar em sexto. O que não é tão ruim assim já que o carro da Brawn está muito bem preparado para a prova.

E Hamilton convocou jornalistas para pedir desculpas e dizer que um membro da equipe, Dave Ryan, pediu para ele omitir as informações. Caramba, a personalidade do inglês é tão profunda quanto um pires.

Malasienses 3

Aos treinos livres.

Na primeira sessão Rosberg dominou novamente seguido de seu companheiro Nakajima. A dupla da Brawn bem que tentou. Button chegou a andar na frente em vários momentos, mas as Williams mostraram velocidade. O líder e o vice-líder da temporada fecharam em terceiro e quarto, respectivamente.

Logo em seguida apareceram as Ferrari. Massa em quinto e Raikkonen em sexto. O finlandês chegou a andar na frente, mas não foi consistente para segurar a ponta.

Quem surpreendeu foi Hamilton. No meio do treino figurou em segundo, porém, com um carro bem nervoso fechou em sétimo.

Outro carro que estava difícil de controlar era a Renault. Alonso e Piquet foram uns dos que menos andaram. O brasileiro fechou em 14º e o bicampeão em 16º.

O ótimo carro da Red Bull mostrou força mesmo sem ter o difusor e o kers. Para mim é o carro mais bem projetado da temporada. Webber ficou em oitavo seguido de Vettel.

No entanto, tudo mudou na segunda sessão.

A Ferrari conseguiu a primeira dobradinha em treinos livres do ano. Massa ficou em primeiro boa parte da sessão, mas nos 15 minutos finais, Kimi Raikkonen superou o tempo do brasileiro e fechou na ponta.

Vettel, com seu Red Bull terminou em terceiro, seguido pela Williams de Rosberg e de Webber. Barrica e Button fecharam em sexto e sétimo. Nakajima, Kovalainen e, quem diria, Piquet, terminaram o top 10.

Hamilton ficou logo atrás e mostrou que a McLaren precisa trabalhar muito para chegar na frente. E o mesmo acontece com a Renault. Apesar do bom tempo de Piquetzinho, Ferdandito terminou a segunda sessão em 15º.

As Toyotas, que mostraram bom desempenho na Austrália, só ficaram com o 12º (Trulli) e 14º (Glock).

E quem mais decepcionou foram as BMW. Apontadas como candidatas às primeiras colocações, Kubica e Heidfeld ficaram bem atrás na tabela de tempos em ambas as sessões.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Meu nome é Batman

É cada uma que me aparece. Recebo e-mail de um amigo com o seguinte diálogo.


Aeroporto Internacional - Polícia Federal - Recepção de Passageiros

Oficial de Imigração: Qual o seu nome?
Passageiro: Batman.
Oficial: Posso saber seu nome, senhor?
Passageiro: Meu nome é Bat-man.
Oficial: Bancando o engraçadinho, né? Qual o seu sobrenome??
Passageiro: Supar-man.
Oficial: (mete um tapão na cabeça do pobre coitado) - Prendam este palhaço agora!
Policial: Mão na cabeça e documento! (mais uns 5 tapas) Cadê o documento? Mostra o documento, china safado!
Eis que o rapaz lhe apresenta o seguinte documento.

Rapidinhas

Como fiquei fora vou colocar tudo neste post o que rolou na Fórmula 1 durante esta manhã. É bem rapidinho.

- A FIA achou que a McLaren agiu de má-fé ao não revelar o conteúdo das gravações entre Hamilton e equipe. Mesmo após ouvir a conversa decidiram punir o inglês e desclassificaram o piloto. Assim Trulli volta a ter 6 pontos. Acho injusto o que fizeram com o Hamilton. O cara deixou o Trulli passar após o erro do italiano. A FIA está muito dura com a equipe de Woking. Será que estão tentando se redimir após o ano de 2007?

- Massa está preocupado com o rendimento do F60. Segundo o piloto, vai ser difícil para as Ferrari acompanhar a Brawn e outras equipes. Outro fator que está tirando o sono de Massa é a chuva. "Não tenho ideia do efeito que a chuva pode ter neste final de semana. Pode ser muito boa, muito ruim, uma loteria ou pode mudar totalmente o resultado da corrida. Quem sabe?", declarou o brasileiro.

- Já Jenson Button, campeão do último GP, acha que a Ferrari não tem nada de boba e poderá ser um páreo duro em Sepang. Bem como Red Bull que surpreendeu o inglês na Austrália. Mas ele concorda com Felipe Massa em um ponto: a chuva. "O tempo vai ser mais complicado do que em Melbourne, e é difícil saber o que vai acontecer. Nos últimos dois anos. eu esperava a chuva, porque tornava tudo mais emocionante. Mas com um carro rápido, você quer tudo seco, nem sequer um sopro de vento", disse o líder do mundial.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Malasienses 2

Clássica voltinha virtual. Hoje, claro, é o traçado de Sepang.

Plano B

A Ferrari está pronta para dar cabo ao plano B. Segundo o periódico italiano La Gazzetta dello Sport, a equipe vermelha irá gastar cerca de 10 milhões de verdinhas para ajustar o F60 aos difusores traseiros.

No próximo dia 14, a Corte de Apelações da FIA irá determinar se os difusores usados por Williams, Toyota e Brawn são legais. Confirmando-se a utilização da peça, Ferrari e as outras equipes devem partir para a construção da mesma.

Porém, segundo a própria Ferrari, o prazo mínimo é de 60 dias. Ou seja, as outras equipes só terão o difusor na etapa da Turquia, sétima do mundial.

Até lá será que teremos domínio absoluto das equipes difusorisadas?

Malasienses 1

Amanhã começam os treinos livres no circuito de Sepang. Vai ser interessante essa corrida. Pode ter chuva e como o traçado possui mais retas poderemos ver os carros equipados com Kers levando mais vantagem sobre os difusores.

Assim como disse Alonso, o GP da Malásia pode mostrar realmente quem é quem na Fórmula 1 deste ano.

Marque na agenda e não deixe de ver.

Quinta-feira (02/04)
23h00 - 1º treino livre (SporTV)

Sexta-feira (03/04)
03h00 - 2º treino livre (SporTV)

Sábado (04/04)
03h00 - 3º treino livre
06h00 - Classificação (Globo)

Domingo (05/04)
06h00 - GP da Malásia (Globo)

Mentirinhas

Vai ter um monte.

A Toro Rosso soltou a dela. Dizem que vão usar o Kers para resfriar o macacão dos pilotos.



Mais uma da Brawn. Depois de anunciar a contratação de Lewis Hamilton, agora Ross Brawn diz que mandou Barrichello embora e chamou Takuma Sato em seu lugar. Tem até um comunicado com assinatura e tudo.

Cuidado

Primeiro de abril é sempre bom tomar cuidado com qualquer coisa proveniente da internet. Então, não se espante se ler alguma notícia dando como confirmada a ida de Lewis Hamilton para a Brawn GP.

Pois é, a primeira matéria do site F1 Live de hoje foi essa. Até que é engraçado, tem declarações de Ron Denni, Ross Brawn e companhia. Button "diz" que não tem como isso acontecer porque ele será a próxima estrela inglesa da F1.

Vamos monitorar a internet para saber quantas matérias do gênero vão surgir no mundo hoje.

terça-feira, 31 de março de 2009

Malasienses

Ou seria Malasianos?

Quinta-feira começam os treinos livres. Mas antes de passar os horários, conheça melhor o circuito de Sepang.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Explicado

Todos criticaram o Barrica por ter errado na largada e disseram que só chegou em segundo porque os outros bateram ou abandonaram. Estou mentindo?

Enfim, o próprio piloto explicou o que aconteceu. "Quando a McLaren bateu atrás de mim, quebrou o difusor, o tão danado difusor, que falam ser o ponto forte do carro. Isso mostra que o carro é forte em um total, porque corri com o difusor partido", declarou o decano da F1.

E a largada? Vai dizer o atento leitor. Lembram da segunda parada de Button? Pois é, o vencedor do GP da Austrália também encarou problemas no câmbio. Porém, aconteceu em um momento onde ele podia sofrer erros. Barrica não teve tanta sorte e o câmbio deu chabú logo na largada.

Mesmo dando errado o início da corrida (câmbio e difusor quebrado), Barrica se manteve na pista e (não sou nenhum hipócrita) contou com a sorte.

Números bloguísticos

Fui dar uma fuçada no Analytic e descobri que este humilde blog teve recorde de acesso entre os dias 26 e 30 de maio (os dias do GP da Austrália).

No total, até agora, afinal o dia 30 ainda não acabou, foram 82 visitas!!! Nunca na história deste blog isso aconteceu. O pico foi de 29 visitas na quinta-feira. Depois foi caindo, mas não importa. O legal é ver que o blog, beeeeeeeem aos poucos, está crescendo.

Uma outra análise mostra que a maioria dos acessos provém (gostei dessa, provém) de sites que colocaram o Bregâncio em seus "favoritos". Um grande abraço para essa galera.

Para fechar, o Brasil é o primeiro país em números de acesso seguido pela Irlanda. O país de Dorian Gray já pintou aqui tempos atrás, mas agora com muito mais peso. Leitores da ilha, por favor, manifestem-se.

E obrigado do fundo do coração a todos que acessam este humilde blog. Espero que este recorde seja quebrado em breve.

Na mira

A imprensa canadense noticiou que o GP de Abu Dhabi pode ser descartado. Segundo o canal Reseau des Sports a organização está atrasada na construção do autódromo. A crise bateu até nos marajás do petróleo.

Se o boato se confirmar, o GP do Canadá poderá voltar ao calendário e o Brasil seria, novamente, a última etapa do mundial.

Se eu fosse esses xeques (é assim?) daria o máximo de gás possível. Bernie Ecclestone não gosta muito dessas coisas e pode deixar o GP nos Emirados-Árabes na geladeira por um bom tempo.

ATUALIZADO

A organização do GP de Abu Dhabi soltou uma nota dizendo que está tudo ok pelas bandas do Golfo Pérsico. Richard Cregan e Philippe Gurdjian são os responsáveis pelo Grande Prêmio.

"Começamos nesta manhã a comercialização dos ingressos para a corrida, e a Abu Dhabi Motorsports Management ainda confirmou que o progresso na construção do circuito de Yas Marina segue dentro dos prazos estabelecidos. O foco de Gurdjian é a coordenação das obras, além de garantir a entrega no prazo. E Cregan, que já ocupou o cargo de gerente geral da equipe Toyota, tem como função assegurar o pleno funcionamento do circuito", esclareceu a nota.

Cangurus 5

Corrida boa. Fazia tempo que não tínhamos um Grande Prêmio cheio de surpresas. As novas regras ajudaram a dar mais emoção e o Kers realmente funcionou. O que não deu muito certo foram os pneus. Os macios são tão macios que em três ou quatro voltas já estão nas últimas. E os duros, muito duros.

Bom, para acelerar o processo, minhas impressões sobre a corrida.

- Os caras da Honda devem estar prontos para cometerem harakiri (é assim que escreve?). O que a Brawn GP fez nesse final de semana, deve ter deixado os japas da extinta equipe com todas as espadas apontadas para o estômago. Button, Barrica e Brawn. Esse sim é um BBB digno de ser assistido.

- Apesar da falha na largada, Barrichello se manteve firme na pista e contou com toda sorte do mundo. Coisa que não teve na Ferrari. Já Button, superou as expectativas. Vitória de ponta a ponta.

- Foi ótimo ver a alegria verdadeira dos pilotos da Brawn. Principalmente Barrichello que, mesmo esperando a primeira colocação, estava radiante com o segundo posto.

- Se Kubica não tivesse se afobado e se Vettel não fosse não imaturo, o polonês até poderia incomodar Button. Porém, os jovenzinhos com seus hormônios falando mais alto, se envolveram em um acidente estúpido e acabaram fora da prova.

- Trulli bem que tentou. Chegou a subir no pódio mas teve 25s acrescidos no tempo total por ter passado Hamilton com bandeira amarela. O inglês que não tinha nada com isso deve ter agradecido. Na corrida mais discreta de sua carreira, Lewis viu a terceira posição cair no seu colo.

- Alonso até que fez uma corrida descente. Enquanto Piquetzinho rodou sozinho e acabou na brita. O brasileiro segue mais um ano complicado. Se não mostrar logo um resultado será alvo de críticas de toda a mídia esportiva.

- As Ferrari. Massa vinha andando bem, iria pontuar mas abandonou. Raikkonen chegou a andar na zona de pontos, mas terminou lá atrás e resolveu recolher antes do término. É preciso rever o que aconteceu na Austrália. Se isso acontecer de novo, os vermelhos podem ter um ano complicado.

- Toro Rosso! Quem diria? Pois é, Adrian Newey mostrou mais uma vez seu talento e projetou um carro muito bom. Bumei e Bourdais ocuparam as duas últimas posições da zona de pontos.

- E não é que o difusor fez a diferença! O quanto antes Renault, McLaren, Ferrari, BMW, Toro Rosso e Red Bull (a Force India vai ser a draga do ano, novamente) colocarem essa joça em seus carros, elas podem brigar por pontos mais expressivos.

- E quase acertei nas previsões. Disse que uns quatro iriam perder a asa no começo. Se não me falha a memória, a conta foi por aí. Disse também que uns três iriam acabar no muro ou na brita. Lembro-me de Nakajima-san se espatifando e Nelsinho rodando. Ambos errando sozinho. Só errei no palpite da pole. Mas até que acertei bastante coisa.

- Neste final de semana tem mais. Segundo Barrichello a Ferrari será a favorita na Malásia. Vamos ver.

Já fuçaram aqui