sexta-feira, 27 de março de 2009

Cangurus 4

Como não sei se volto ao blog nos próximos dois dias, deixarei as minhas previsões para o GP da Austrália. Depois eu volto para ver o que eu consegui acertar. Quem passar por aqui e quiser, pode comentar.

- A pole será disputada entre Barrichello e Raikkonen. Se o Rubens (nossa, fazia um tempo que eu não escrevia "Rubens") não conseguir, quem larga na frente é o Raikkonen.

- Apesar da Williams ter mostrado potencial, eles devem brigar pelas segunda e terceira filas. Assim como Massa e Button.

- Até o oitavo colocado as posições serão disputadas entre Toyota, Red Bull e, quem sabe, BMW.

- Renault e McLaren vão brigar na parte de trás, com vantagem para o time francês. Porém, Piquetzinho deve amargar as últimas colocações. Assim como Toro Rosso e Force India.

- A corrida já é mais complicada de palpitar. Creio que não vai ter essa de quem largar na frente se mantém na frente. Espero que as novas regras ajudem a dar mais emoção e disputas.

- Mas digo que se Barrica (prefiro assim), largar na pole ele leva o caneco. (Não, não sou daqueles que torcem para ele somente agora. Basta ler uns posts abaixo). Mas é preciso ficar atento aos pneus.

- Dos 20 pilotos, uns quatro devem perder a asa dianteira logo na primeira curva. Se antes era normal isso acontecer em Melbourne, imaginem agora com esse aerofólio gigante.

- Dos que sobrarem, uns três vão perder o controle e terminar a prova ou no muro ou na brita.

- Creio que na melhor das hipóteses, cerca de dez pilotos devem terminar a prova. Entre eles Barrica, Raikkonen, Massa, Alonso, Hamilton e Vettel. Ou seja, os principais nomes.

- Se tudo isso acontecer, acho que largo o blog e vou dar consultas de previsões.

Dinheiro para a Brawn

Ross Brawn acabou de anunciar que terá patrocínio já para a primeira corrida do ano. Ou seja, quem não viu o carro todo branco da Brawn GP ao vivo, terá que se contentar com fotos.

O tal patrocínio é da empresa inglesa do ramo da moda Henri Lloyd. Além de injetar uma grana (os valores não foram divulgados), eles vão fornecer todo o vestuário da equipe.

Outro empresa que está para fechar contrato é o grupo Virgin.

Sendo assim, a Brawn começa a captar patrocínios e terá uma graninha extra para desenvolver o carro ao longo da temporada.

É bom ficar de olho. A equipe já saiu da zebra e logo mais passará ser a favorita.

E agora McLaren?

Pelo o que foi mostrado nos treinos livres da Austrália, a McLaren não estava escondendo o jogo. Porém, pode surpreender no hora H. Mas e se isso não acontecer?

A equipe de Woking terá uma estréia péssima andando atrás de escuderias que não ofereciam perigo nenhum. Hamilton, que estava acostumado ao melhor equipamento desde 2007 (e ao melhor tratamento também), tem em mãos um carro que não é nada competitivo.

Se resolverem mudar e copiar o difusor traseiro, que é o equipamento que está fazendo a diferença, terão que esperar umas quatro corridas. É que o tempo entre os primeiros quatro GPs é curto para fazer adaptações. "Mas a Ferrari também não tem o difusor", vai dizer o indignado leitor. Não, não tem, mas o carro da equipe vermelha é melhor nos outros aspectos do que o prateado.

Sendo assim Hamilton e companhia terão que trabalhar muito para trazer um novo pacote quando começar a temporada européia. Até lá terão que amargar posições que o inglês campeão do mundo nunca sonhou em seus piores pesadelos.

Cangurus 3

Como diria a música: "Tá todo mundo louco, oba!". É a Fórmula 1. Tá tudo muito louco. Só consegui ver o primeiro treino. O outro era muito tarde e preferi descansar. Porém, agora vendo o resultado da segunda sessão, não perdi muita coisa.

Rosberguinho dominou tudo. O alemão ficou na frente em ambas as sessões. Junto com Brawn e Toyota, mostrou que o tal do difusor traseiro fez a diferença em Melbourne. Veja como ficou a tabela de tempo entre os oito primeiros colocados na segunda sessão:

Williams
Brawn
Toyota
Red Bull
Brawn
Toyota
Williams
Red Bull

Como? Isso mesmo. Sem Ferrari, sem McLaren ou BMW. Os astros da categoria amargaram posições que antes eram dessas equipes aí de cima. Raikkonen ficou em nono. Seu companheiro apareceu em 11º, atrás da Force India de Adrian Sutil e uma posição à frente de Alonso. Heidfeld e Kubica ficaram em 14º e 15º. Logo atrás surgiu Kovalainen. E Hamilton, coitado, amargou o 18º posto. Pior que eles só Piquet e o estreante Buemi que ficaram com as últimas posições.

Pois é, difusor é difusor e quem não tem vai penar na Austrália e também na Malásia.

O GP em Albert Park será imprevisível. Três equipes estão muito fortes para essa primeira corrida e nenhuma delas era tida como favorita. Vamos ver como os pilotos se saem no treino classificatório. É nele que a Fórmula 1 de 2009 vai mostrar sua cara verdadeira.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Grande Barrichello



Uma coisa ninguém pode negar: os brasileiros não gostam da segunda colocação, seja no que for. E na Fórmula 1 é a mesma coisa. Acostumados com Émerson, Piquet e Senna, os brasileiros não esperavam menos de Rubens Barrichello. E quando o piloto não correspondeu, os brasileiros caíram de pau em cima dele. E por que não fizeram o mesmo com Massa? Pergunta o desatento leitor. Ora, ele não precisou carregar durante anos o peso de ser o único brasileiro com chances reais de ganhar um título. Quando estreou, em 2002 pela Sauber, Barrichello já estava na categoria há 10 anos.

Rubens nunca foi um gênio da Fórmula 1, mas está longe de ser um "inútil", "tartaruga", "pé-de-chinelo" ou outros adjetivos que os brasileiros adoram dar ao piloto. Chegou na Ferrari por méritos, porém sempre ficou à sombra de Schumacher.

Sou da época das vitórias de Ayrton Senna. Me lembro muito pouco de Piquet e do Émerson, só em vídeo-tape. Quando Senna morreu e Barrichello foi obrigado (exatamente, obrigado pelos brasileiros) a ter uma carreira brilhante, todos acreditavam nele. Porém, após anos infrutíferos, ninguém apostava mais no piloto. Eu, ao contrário desses muitos, sempre torci por ele. Vocês podem não acreditar em mim, mas quem me conhece sabe disso. Por incrível que pareça, sempre fui zoado por amigos por acreditar nele.

O que me deixa indignado com essa situação, é que agora que o piloto com mais GPs disputados voltou a andar na frente (pelo menos nos testes da pré-temporada), os brasileiros voltaram a acreditar no cara. E se ele não conseguir? E se ele fizer uma temporada igual a passada? Digo sem pestanejar, todos vão tachá-lo de burro insistente.

Mas continuo torcendo por ele. Acredito que vá ganhar algumas corridas. O título? Bom, se vier será o nirvana para o piloto. Mas ao contrário do que dizem que ele vai calar a boca de todo mundo, Rubens não precisa disso. Não precisa provar mais nada. Não precisa calar ninguém. Sua história na Fórmula 1 já está escrita, só falta o capítulo final. E se eu fosse editor de tal livro, escolheria o título deste post, "Grande Barrichello".

Verdade verdadeira

O inglês Lewis Hamilton, campeão da temporada passada, diz que o MP4-24 não está com nada e revelou que a McLaren não está escondendo o jogo.

Creio eu que é pura jogada do time de Woking. Como muitos dizem, treino é treino e corrida é corrida. Hoje à noite, 22h30, teremos o primeiro treino livre em Albert Park e saberemos as condições de cada equipe.

Apesar de achar que a McLaren está escondendo alguma coisa, acho que mesmo assim eles não estarão tão bem como na temporada passada. Talvez andem no pelotão intermediário até começar os circuitos europeus. Até lá os engenheiros terão tempo para aprimorar o MP4-24 e, quem sabe, achar uma brecha no regulamento como fizeram Brawn, Toyota e Williams.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Todo cuidado é pouco

Essas são as imagens dos adesivos que os carros de Fórmula 1 ostentarão nesta temporada indicando o perigo de alta voltagem por causa do KERS.




Porém, na minha humilde opinião, deveriam mudar o "High Voltage" para "Take Kers". Hí-Hú!

Tá bom, tá bom. A piadinha foi sem graça.

Cangurus 2

Como foi de prache ao longo da temporada passada, este ano o Bregâncio volta a mostrar os traçados dos circuitos. O vídeo é da Allianz.

O primeiro, claro, é o circuito que abre a temporada 2009.

terça-feira, 24 de março de 2009

Cangurus 1

Não perca a hora. Na próxima quinta, dia 26, começam os treinos livres para o primeiro Grande Prêmio do ano. Confira os horários (diretamente de Brasília) para o final de semana na Austrália.

Quinta-feira 26/03
Treino livre - 22h30 (SporTV)

Sexta-feira 27/03
Treino livre - 02h30 (SporTV)

Sábado 28/03
Classificação - 03h00 (Globo)

Domingo 29/03
Largada - 03h00 (Globo)

Modificações

Vídeo da Toyota mostrando as modificações da F-1 para a temporada 2009. Na verdade é uma compilação de vários vídeos que já circularam pela internet. Confira.

Boicote?

O jornal britânico The Times divulgou uma matéria dizendo que uma reunião entre Bernie Ecclestone e representantes das escuderias quase acabou em um boicote ao GP da Austrália.

Segundo o periódico, Flavio Briatore começou as ameaças apoiado por Ron Dennis. Porém, segundo Ecclestone, as falácias acabaram após o dirigente da FOM dizer o seguinte: "Se eles vêm aqui com uma arma e a apontam para a minha cabeça, melhor que puxem o gatilho. E que eles tenham certeza de que há balas, porque se eles errarem, melhor olharem para fora."

O velhinho pode estar gagá, mas ainda tem colhões.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Pouca coisa

O resultado da enquete não é muito expressivo. Mas as duas pessoas que votaram, acham que é preciso começar as corridas para ver do que a Brawn GP é capaz.

Eu também acho, mas minha opinião também não valei muita coisa, assim como essa enquete.

E também acho que a McLaren está escondendo o jogo para o GP da Austrália neste final de semana.

Quinta-feira próxima começa a temporada para valer. Vamos ver como os flechas de prata vão se sair.

Já fuçaram aqui