sexta-feira, 19 de junho de 2009

Chá da tarde 2

Enquanto digerimos o racha entre FIA e Fota, vamos ao GP da Inglaterra. Apesar dos pesares, a Fórmula 1 deste ano ainda tem todas as equipes.

Primeiro, aquela volta virtual em Silverstone que se despede da categoria. Será que a Fota pega?



Segundo, treinos livres.

Não teve para ninguém. Vettel e Webber dominaram tudo. A equipe energética parece que vem com tudo. As Brawn não foram muito bem. Mas no agregado Button terminou em quinto e Barrichello em sétimo.

No meio do bolo dos dez primeiro colocados apareceu Adrian Sutil que achou o caminho da sua Force India e colocou a caranga no terceiro posto. Nakajima-san terminou em quarto. Ferandito ainda consegue tirar leite de pedra e fechou em sexto. Hamilton, Trulli e Rosberg fecharam o top dez. Massa e Piquet aparecem logo na sequência.

Mas como a temporada tem mostrado, esses treinos não adiantam de prognóstico para a formação do grid. Então, creio que a pole ficará entre Button e Vettel. Barrichello, infelizmete, é carta fora do baralho.

E vocês, o que acham?

O fim da F1

O que parecia impossível aconteceu. A Fota bateu o pé e vai fazer uma nova categoria ano que vem. E eu achando que tudo iria se resolver. Pobre mortal.

Os integrantes da Associação mandaram uma carta à FIA (leia-se Max Mosley) dizendo o porque desse racha. Confiram alguns trechos da carta assinada por Ferrari, McLaren, BMW, Brawn, Red Bull, Toro Rosso e Toyota.

"Desde a formação da Fota em setembro, as equipes têm trabalhado unidas e procuraram engajar a FIA e o detentor dos direitos comerciais para desenvolver e melhorar o esporte.

Uma crise financeira sem precedentes colocou diante da comunidade da F1 enormes desafios. A Fota orgulha-se de ter estipulado medidas substanciais de corte de custos, as maiores na história de nosso esporte.

As equipes de fábrica em particular ofereceram assistência aos times independentes, alguns dos quais provavelmente não estariam no esporte se não fossem as iniciativas da Fota. As equipes da Fota concordaram voluntariamente em reduzir seus custos de forma a chegar a um modelo sustentável para o futuro.

Em seguida a esses esforços, todos os times confirmaram à FIA e ao detentor dos direitos comerciais sua disposição de assumir um compromisso até o fim de 2012.

A FIA e o detentor dos direitos comerciais fizeram uma campanha para dividir a Fota.

Os desejos da maioria das equipes foram ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares dos times foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais desde 2006. Apesar disso e da ausência de um ambiente favorável a um compromisso, a Fota genuinamente procurou esse compromisso.

Ficou claro, assim, que as equipes não podem continuar a assumir tal compromisso relativo aos valores fundamentais do esporte, e declinaram de alterar suas inscrições condicionais para o Campeonato Mundial de 2010.

Estas equipes, assim, não têm outra alternativa que não iniciar a preparação para um novo Campeonato que reflita os valores de seus participantes e parceiros. Esta categoria terá uma gestão transparente, um único regulamento, vai encorajar a entrada de novas equipes e escutar os desejos dos fãs, inclusive oferecendo preços de ingressos mais baixos em todo o mundo, assim como a novos parceiros e acionistas.

A maioria dos pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e companhias historicamente associadas ao mais alto nível do automobilismo estarão todos do lado dessa nova categoria."

Hoje foi o prazo dado por Mosley para as equipes fazerem suas inscrições incondicionais. Teria ele então que anunciar as novas equipes hoje. Porém, Mosley enviou um comunicado dizendo que já esperava por essa reação da Fota e se disse chateado com a situação (coitado). Então disse que divulgaria as novas equipes amanhã.

Mas o velho, muito do esperto, voltou atrás, disse que vai resolver na justiça o racha e adiou o anúncio dos times.

Calma que tem mais.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Joel Santana in ingrish

O técnico da seleção Sul Africana analisa o jogo enrolando no inglês. Grande Joel! Acho legal essas pessoas que não sabem outras línguas e mesmo assim não tem medo de se expressar com ela.



Mas que é engraçado, isso é.

Chá da tarde 1

Continuando com as frescuras do blog. Dessa vez o computador não chiou.

Esse foi mais fácil de achar. Na primeira o circuito já estava aparecendo. E só tem mato no entorno do autódromo. Seriam plantações de chá? Um dia ei de conhecer todos os circuitos do mundo só prá saber o que tem em volta deles.


Exibir mapa ampliado

Chá da tarde

Enquanto o blog cai no ranking do Blogblogs (não sei por que motivo), a Fórmula 1 volta neste fim de semana. O GP é na Inglaterra. Barrica já declarou que se sente confiante para estragar a festa de Button em casa. Como diria o @barrichellogp2 do twitter, esse tem muita confiança em si.

Bom, vamos aos horários do GP.

Sexta-feira 19/06
Treino Livre - 06h00
Treino Livre - 10h00

Sábado 20/06
Treino Livre - 06h00
Classificação - 09h00

Domingo 21/06
Corrida - 09h00

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Os escolhidos

Como o feriado caiu na quinta-feira a enforcada foi inevitável. Portanto, só agora volto. Se alguém sentiu falta do blog que fale agora ou cala-se para sempre.

Bom, na última sexta-feira saiu a lista das equipes que vão compor o grid da temporada 2010 de Fórmula 1. A única surpresa é a equipe inglesa Manor que foi fundada em 1990 e sempre conquistou títulos nas categorias de base.

Enfim, apesar de já ter sido divulgado, essas são equipes:

Ferrari, Toro Rosso, Red Bull, Williams, Force India, McLaren, BMW Sauber, Renault, Toyota, Brawn, Campos, US F1 e Manor.

McLaren, BMW, Renault Toyota e Brawn, só esperam a confirmação das condições impostas pela Fota para confirmar em definitivo suas participações. Já Ferrari, Toro Rosso e Red Bull informaram que não chegaram a um acordo com a FIA.

Max Mosley deu até o próximo dia 19 para a Fota se decidir.

Já fuçaram aqui