quinta-feira, 9 de abril de 2009

Isso é piloto?

A equipe Renault foi fazer aquele showzinho dela lá no novíssimo autódromo de Dubai. Para pilotar um de seus carros chamaram o grande Mohammed Bin Sulayem, 13 vezes campeão de rali do Oriente Médio. Era para ser uma disputa de arrancada contra o pupilo Romain Grosjean no volante de um Ford GT. Se liga na cagada federal que o campeão Bin fez. Quase leva o Gros junto. Nem em exibições a Renault se dá bem.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ayrton Senna

Essa é para quem gosta de colecionar. A fabricante japonesa Kotobukiya, em parceria com a PiziiToys, lançará em breve uma estatueta do tricampeão Ayrton Senna.

A imagem remete ao primeiro lugar conquistado por Senna no GP do Japão em 1993. Além disso, é uma homenagem ao último ano da carreira do piloto na McLaren onde conquistou seus 3 campeonatos.

A peça mete 37 centímetros e será limitada a 2,5 mil unidades. Os valores ainda não foram divulgados, mas é bom guardar uma grana e marcar o mês de julho, pois é quando a peça chega ao Brasil.

Mentira tem perna curta

No próximo dia 29 o futuro da McLaren será decidido pelo Conselho Mundial da FIA. A equipe foi considerada culpada no caso envolvendo o piloto Jarno Trulli no GP da Austrália.

Na ocasião, Trulli saiu da pista com o Safety Car e Hamilton o passou. Depois o italiano fez ultrapassagem no inglês para voltar ao seu lugar de origem. Na época, Trulli foi "multado" com 25 segundos a mais em seu tempo e Hamilton ficou em terceiro lugar.

O que aconteceu é que Hamilton e McLaren, após o GP, disseram que Trulli fez a ultrapassagem sem ligar para o Safety Car. Mas após escutar as conversas entre piloto e equipe, a FIA constatou que a Toyota só ultrapassou Hamilton porque o inglês cedeu a posição. Ou seja, mentiram para os comissários. E como a FIA não gosta de ser feita de boba, desclassificou o campeão mundial.

Bom, após lembrada a história, a McLaren pode sofrer perdas irreparáveis no próximo dia 29. Dependendo de como for a reunião, a equipe de Woking pode ser eliminada do campeonato. Se isso não acontecer, os prateados deverão arcar com uma multa parecida com a recebida em 2007, cerca de 100 milhões de verdinhas.

Incrível como a McLaren conseguiu se envolver em mais escândalos que o Michael Jackson após a entrada de Hamilton na F1. Vai ser zicado assim lá longe.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Começou

A boataria começou cedo na temporada deste ano.

Segundo o periódico sensacionalista Daily Mail, a relação entre McLaren e Lews Hamilton está cada dia mais insustentável. Segundo o pai do piloto, como "vingança" o jovem campeão poderia se transferir para a Ferrari.

Dinheiro a equipe tem. A multa rescisória é de cerca de R$ 246 milhões. Mas o próprio jornal afirma que a transferência pode não se realizar devido ao desempenho do time de Maranello.

Em se tratanto de Daily Mail é sempre bom desconfiar. Mas a notícia vai ganhar novas informações durante o ano todo. E muitos especialistas dizem que uma ida de Hamilton para a Ferrari não seria uma surpresa.

Não sou especialista, mas creio que a Ferrari não vá contratar o britânico. Pelo história da equipe e do retrospecto de Hamilton, será dificíl manter uma relação que não seja com um piloto disposto a ser sempre o segundo. Coisa que Massa e Raikkonen não passam nem perto.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Schumacher, o engraçadinho

Michael Schumacher está com uma nova função na Ferrari. Ele é responsável pelo quadro "Pegadinha do Alemão". E a primeira vítima foi Kimi Raikkonen.

Brincadeiras à parte, o jornal Bild soltou uma matéria dizendo que foi Schumi quem tomou a decisão de colocar pneus para temporais, furacões e tsunamis no carro de Kimi enquanto a pista estava seca.

Domenicalli não quis comentar o assunto. Mas andam dizendo que a equipe já pensa em não contar com a ajuda do Michael Mallandro. Se eu fosse ele já tinha puxado meu carro faz tempo. Sua era acabou e seu círculo de amizades é bem pequeno na F1.

Depois dessa será difícil ver o queixudo no GP da China.

Casulo de sobrevivência

Participar de competições de rali não é fácil. Os traçados são sinuosos, as pistas são dos mais variados terrenos e pilotos e navegadores precisam estar mais do que 100% focados. E quando se perde 0,00001% dessa atenção, um acidente é quase sempre o desfecho.

Foi o que aconteceu com o piloto finlandês Jari-Matti Latvala na etapa de Portugal. Seu carro saiu da pista e rolou 150m morro abaixo. Por incrível que pareça Latvala e o navegador Miikka Anttila não sofreram nada. Isso não é um carro, é um casulo de sobrevivência.

Esse é o Raikkonen

Enquanto a maioria dos pilotos aguardavam dentro dos carros (ou próximo deles), tomando chuva na cabeça, conversando com seus engenheiros e mecânicos, esperando o retorno da prova, eis que a TV mostra os bastidores do paddock. E lá estava Raikkonen, cabeça fresca, nem pensando se a corrida ia voltar ou não.

Após a equipe errar feio na escolha dos pneus e ocupar as últimas posições, deve ter pensando: "O que é um peido para quem está cagado?"

Malasienses 6

Bem que eu disse. Caiu o mundo em Sepang e a corrida teve que ser interrompida. Bem que tentei ficar acordado para ver o desfecho, mas não consegui. Depois descobri que foram 50 minutos até a direção da prova decidir por encerrar a corrida. Ainda bem que eu dormi, assim não precisei aguentar o narrador falando um monte de asneira.

Como sempre, pitacos sobre o GP.

- Button está com tudo. Duas corridas, duas poles e duas vitórias. Só não tem 20 pontos porque a corrida de ontem terminou quase na metade e todos os pilotos que chegaram entre os 8 receberam apenas metade da pontuação. Mas não interessa. O inglês, até agora, é o favorito para levar o título. Os outros carros estão muito atrás da Brawn.

- Heidelfd e Glock. Porém, antes foi Glock e Heidfeld. Mas a direção da prova contabilizou a última volta sendo a que o piloto da BMW estava em segundo. Mas os dois tedescos mostraram vontade. Principalmente Glock que, quando a pista estava comçando a ficar molhada, calçou os pneus intermediários e foi deixando todo mundo para trás. Heidfeld fez uma corrida segura. Largou atrás e terminou com um ótimo segundo posto.

- Barrichello, coitado, periga ser novamente segundo piloto. Se ele não ganhar uma corrida logo, com certeza fará o papel que tanto reclamou dentro da Ferrari. Mas dessa vez não poderá abrir o bico. O carro da Brawn é o melhor do grid e Button não é nenhum Schumacher. É bom o Barrica abrir o olho e andar rápido. Se continuar assim vai terminar com aquela fama citada em posts anteriores: burro e insistente.

- Hamilton mais uma vez mostrou que é um ótimo piloto. Com uma McLaren fraca tanto no seco como no molhado, conseguiu levar seu carro ao sétimo posto e marcou seu primeiro ponto do mundial.

- E a Ferrari? Que Ferrari? A equipe parece elenco de comédia. Só dando risada para não ficar louco com as estratégias da Ferrari. Primeiro colocaram pneus de chuva no carro de Raikkonen sendo que a pista estava seca. Resumo: o finlandês se arrastou na pista. E quando começou a chover não conseguiu recuperar posições e terminou em 14º. Massa não foi mais feliz. Com o tanque mais cheio ficou mais tempo na pista e torceu para a chuva chegar. Mas a danada apareceu mais tarde. Teve que parar nos boxes e colocou pneu para seco. Algumas voltas depois o temporal surgiu. E lá foi Massa aos boxes trocar de pneus. Nessa perdeu algumas posições e terminou em nono. A Ferrari, na minha opinião, é a pior equipe do grid, perdendo até para a fraca Force India.

- Dos outros não pretendo discorrer. A corrida foi boa no início, com várias disputas de posições. Mas aí quando a chuva chegou, chegou forte. Com água batendo acima do assoalho dos carros, a corrida foi interrompida. A FIA e a FOM estão fazendo uma tremenda lambança com esses novos horários, tudo para arrecadar mais dinheiro. Se a largada fosse no horário convencional, talvez a corrida tivesse ido até o fim.

Já fuçaram aqui