quarta-feira, 2 de julho de 2008

Confortável

Com a vitória no GP da França, Felipe Massa está em uma posição confortável. Claro que não pode vacilar, mas os 48 pontos lhe dá uma certa vantagem sobre seus rivais.

Vejamos como a tabela pode ficar se o GP terminar com Massa, Kimi, Kubica e Lewis entre os quatro primeiros. Não necessariamente nessa ordem.

Fazendo umas contas rápidas, Massa pode abrir mais vantagem se ganhar o GP da Inglaterra (58), com Lewis em segundo (46), Kimi em terceiro (49) e Kubica em quarto (51).

O pior cenário para Massa (terminando em primeiro), seria Kubica (54), Kimi (49) e Lewis (43). Mas mesmo assim abriria mais dois pontos diante do polonês.

Continuando com os cálculos, Kimi Raikkonen só vira líder da temporada se terminar em primeiro, com Kubica na terceira posição para trás e Massa na quinta posição ou pior.

E Kubica pode voltar a liderar se terminar em primeiro com Massa na terceira posição para trás.

E o inglês? Pergunta-me o indignado leitor. Mesmo terminando em primeiro (48), Hamilton não ameaça muito. Na verdade, se formos pensarmos no pior cenário para o brasileiro, ele ficaria a um ponto do líder. Lewis (48), Kubica (54), Kimi (49) e Massa (53).

Mas basta Kimi terminar em segundo para Massa continuar na liderança. Lewis (48), Kimi (51), Kubica (52) e Massa (53).

Tudo ficaria mais embolado ainda, mas a graça na F1 é isso.

Ufa!

Enfim, só fiz esses pequenos cálculos para mostrar que Massa está em um ótimo momento, digamos, matemático. Basta ele continuar fazendo o trabalho que tem mostrado para se manter na liderança do campeonato.

Nenhum comentário:

Já fuçaram aqui