quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mudando de assunto

Antes de começar a rodada das "Hungrianas", quero falar de outra coisa.

Sei que poucas, poucas mesmo, pessoas passam aqui para ler essas mal traçadas linhas. Mas para as que se dão o trabalho e perdem seu tempo, queria um minuto para falar sobre a gripe suína.

A tal da H1N1 está em todos os noticiários. Muitas pessoas já se foram por causa dela, inclusive no Brasil. Porém, o que se tem ouvido na imprensa é que a gripe está de certa forma, controlada em terras tupiniquins. Não é bem assim.

Conheço gente dentro da Secretaria Estadual da Saúde aqui de São Paulo. E o buraco é mais embaixo, tanto que alguns remédios usados para combater a gripe continuam no mercado mesmo após ter sua data de validade vencida. E isso já saiu em todos os noticiários.

O que eles não falam é que a preocupação de uma epidemia e por que não, pandemia, é muito grande. Estimam que este ano cerca de 30 mil pessoas no Brasil todo irão morrer por causa desse animal que dorme na própria merda. "Ah, mas porque eles não divulgam isso?", pergunta o preocupado leitor. Fiz a mesma indagação. É aquela velha história de não causar pânico. Sou contra. Toda informação, por mais sem importância que seja, deve ser levada à todos.

Portanto, não estranhe se você começar a ver pessoas andando de máscara pelas ruas de São Paulo. Eu vou garantir a minha. Está à venda nesses sites de leilão, é essa na foto. Será que segura o porco?

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Doan, o laboratório fabricante do Tamiflu informou que não houve um reabastecimento comercial do medicamento. Por isso está em falta nas farmácias. Sendo assim, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas não comprem o produto caso achem nas farmácias, que inclusive pode ser falsificado. De forma alguma este remédio deve ser utilizado sem orientação médica. Se usado indiscriminadamente em pessoas com sintomas leves de gripe, o vírus A(H1N1) pode se tornar mais resistente e mascarar os sintomas, como já aconteceu em alguns países. A automedicação é um risco para a saúde

Já fuçaram aqui